Projeto de colégio na Malhada ganha um novo rumo
02-06-2015 12:07

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, e o vereador Carlos Machado promoveram, na manhã da última segunda-feira (1), reunião com profissionais da educação da Rede Estadual e Municipal, conselho escolar, lideranças comunitárias e população, na Colônia da Malhada, para falar sobre a obra de construção de um colégio estadual na região.

O objetivo foi buscar a anuência da população local quanto a mudança de terreno para a construção do colégio que irá atender cerca de 300 alunos, afim de anexar cópia da ata junto ao processo para enviar ao Ministério da Educação via Secretaria do Estado da Educação.

A aprovação por parte das Associações de Pais e Mestres tanto do Estado quanto do Município, bem como a população da Malhada, foi unânime. Desta forma a referida documentação será tramitada para que as obras comecem o quanto antes, conforme destacou o vereador Carlos Machado que vem acompanhando, bem como assessorando a comunidade há quase 12 anos para execução da obra de um colégio estadual naquela região. “A área rural às vezes é carente de ser assistida, e a conquista de um colégio estadual na Malhada é uma reivindicação antiga dos moradores, minha e também do prefeito Setim, uma vitória para todos, principalmente para a população”, destacou o vereador.

O prefeito Luiz Carlos Setim explicou que o terreno indicado anteriormente, além de ter declives, o que agregaria mais custo e tempo a obra, ficou inviável devido a questões legais entre os proprietários, desta forma a administração pública juntamente com o gabinete do vereador, uniram esforços para articular um novo terreno, o qual já foi indicado junto ao Estado e aprovado na reunião desta manhã. “Para ter um colégio estadual na Malhada foi feito um trabalho a várias mãos, hoje no intuito de efetivar mais essa conquista ao Município, adquirimos uma localização privilegiada que estamos doando ao Estado para a construção do colégio”, comentou o prefeito.

Setim aproveitou a ocasião e falou aos participantes que no projeto original, a Secretaria de Estado da Educação solicitou uma área equivalente a 6 mil m², entretanto a Prefeitura de São José dos Pinhais disponibilizou um terreno com uma área de aproximadamente 8 mil m², o que permitirá melhorias futuras na unidade educacional. “Juntamente com o terreno para o colégio estadual, conseguimos uma área para a construção de uma escola municipal, a qual ainda é um projeto que precisa ser estudado para verificar a viabilidade orçamentária para o próximo ano”, destacou Setim, que aproveitou a ocasião para agradecer o empenho do vereador Carlos Machado e sua assessoria por ajudar na viabilização do novo terreno.

A reunião foi realizada nas dependências da Escola Rural Municipal Professor Alfredo José Eichel e contou com a presença do diretor de regionais da Secretaria de Governo, Carlos Pereira. Após o encontro o prefeito Setim, acompanhado do vereador Carlos Machado e sua equipe, visitaram o terreno onde será instalado o colégio estadual da Colônia da Malhada.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais