Recém-nascidos tem prevenção em saúde bucal no Hospital Municipal
10-12-2007 12:42

Equipe do Hospital Municipal Atilio Talamini: trabalho de prevenção já apresenta ótimos resultados

Más condições de saúde oral podem determinar várias doenças bucais, que podem se agravar ao longo do tempo. Por isso, o setor de atendimento a pediatria do Hospital Municipal Atílio Talamini, da Prefeitura de São José dos Pinhais vem desenvolvendo o projeto Prevenção em Saúde Bucal, no qual as medidas preventivas são adotadas o mais precocemente possível.

Orientação – O trabalho também contempla a orientação para as mães, durante a gestação e após o parto. Elas são orientadas sobre a forma correta de amamentar e conhecem as vantagens do aleitamento para o desenvolvimento saudável das estruturas ortognáticas. Também são orientadas quanto ao uso da mamadeira e da chupeta e as possíveis conseqüências para a saúde bucal das crianças.

O projeto Prevenção em Saúde Bucal no Hospital Municipal tem como objetivo proporcionar às crianças recém-nascidas a oportunidade de se desenvolverem em plena saúde, evitando seqüelas advindas da cárie precoce e do mau posicionamento das arcadas dentárias e estruturas adjacentes.

O programa é realizado com visita aos leitos, para contato inicial com as mães e os bebês. As mães também são orientadas por meio de palestras sobre temas como transmissão de bactérias, formação de placa, e amamentação.

A metodologia do projeto consiste ainda na elaboração de um cronograma de atividades junto à supervisão do serviço de pediatria do Hospital, proporcionando atividades lúdicas como teatro, álbuns seriados, exposição de vídeos, jogos educativos, pintura e cartazes com a participação das crianças e acompanhantes.

“A idéia é expandir o projeto, abrangendo todos os internos, atendendo e orientando também os idosos”, ressalta Maurício Costa Curta, psicólogo da pediatria.

“Vale a pena ressaltar que o projeto é de baixo custo. A orientação é um dos recursos mais simples e traz ótimos resultados no presente e no futuro das crianças”, diz Nadia Weinhardt, chefe de divisão odontológica.

Segundo os membros da equipe, o trabalho de prevenção já esta obtendo ótimos resultados. "Uma boca saudável influência diretamente na vida da pessoa", conclui uma integrante da equipe.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais