Reunião discute plano de ação direcionado às calçadas públicas
14-02-2023 11:25

Na última sexta-feira, 10, as Secretarias Municipais de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), Viação e Obras Públicas (SEMVOP) e Meio Ambiente (SEMMA) se reuniram para tratar do plano de ação direcionado às calçadas públicas. O objetivo é a melhoria na acessibilidade no município.



O encontro definiu um plano de trabalho para direcionar os locais prioritários que receberão reforma ou construção de calçadas através de investimentos públicos cujos contratos são gerenciados e fiscalizados pela SEMVOP. A equipe do Departamento de Planejamento Territorial e Urbano (DPTU), através das divisões de Infraestrutura Urbana (DIVINFRA) e Informações e Monitoramento (DIVIM), apresentou um estudo que considerou os equipamentos públicos e as vias que possuem transporte coletivo, para fundamentar as tomadas de decisão.



“A metodologia utilizada no estudo segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão que busca identificar e priorizar os locais atrativos de pedestres, melhorando suas condições de acessibilidade. Por meio de geoprocessamento e análise multicritério, utilizando dados cartográficos disponíveis, essa proposta pode orientar as demandas e a tomada de decisão pelos gestores públicos”, explicou Thamile Franzini, arquiteta urbanista responsável pela DIVINFRA. Futuramente esse estudo será incorporado pelo Plano de Mobilidade Urbana que agregará outros dados para compor o Plano de Rotas Acessíveis do Município.



Na ocasião foi reforçada a integração entre as Secretarias, facilitando a comunicação e condutas em obra, além da importância dos conhecimentos relativos ao projeto e implantação de calçadas acessíveis para evitar obras em desacordo com as normas técnicas e o Código de Obras e Edificações. Após a reunião foi realizada a criação de um grupo de trabalho entre a SEMUTT e a SEMVOP para organizar os procedimentos e encaminhamentos das demandas, dando celeridade e otimização dos recursos públicos para esta finalidade.



O encontro foi conduzido pelo Secretário de Urbanismo, Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto e pelo Secretário de Viação e Obras Públicas, Marco Setim. Diretores, engenheiros, técnicos e chefes de divisão também estiveram presentes.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais