Saiba como evitar acidentes com aranha marrom e os cuidados a serem tomados
13-01-2004 20:41


Ao contrário do que muitos pensam, as aranhas não são insetos. Juntamente com os escorpiões, os carrapatos e os ácaros, as aranhas pertencem à classe dos aracnídeos, que inclui, além dos aracnídeos, os insetos, os crustáceos e outros bichos. Para saber um pouco mais sobre esta praga que provoca pânico em algumas pessoas, e suas picadas podem causar sérios danos à saúde e ao corpo humano, a Secretária da Saúde informa para a população alguns cuidados que devemos tomar.
As aranhas são animais perigosos, sendo conhecidas aproximadamente 35.000 espécies. O maior número de acidentes é provocado pela aranha armadeira, por ser agressiva e freqüente em residências. A aranha marrom é considerada a mais venenosa, por possuir hábitos noturnos, só pica quando não há possibilidade de fuga, por isso os acidentes mais comuns ocorrem quando a vítima esmaga uma contra o corpo no caso de se vestir, ou colocar sapatos.
Para evitar acidentes por aranhas é necessário manter jardins e quintais limpos, evitar o acúmulo de entulhos, lixo doméstico, material e construção nas proximidades das casas, inclusive terrenos baldios; prevenir folhagens densas (trepadeira, bananeiras e outras) junto às casas, manter a grama dos jardins e quintais aparadas; em zonas rurais, casas de campo, sacudir roupas e sapatos antes de usar; não por a mão em buracos, sob pedras, sob troncos “podres”; o uso de calçados e de luvas examinados antes de colocá-los, pode evitar acidentes; vedar as soleiras das portas e janelas ao escurecer.
No caso de uma pessoa for picada pela aranha marrom, proceda da seguinte forma: leve a vítima ao hospital, o veneno é bastante ativo podendo produzir lesões cutâneas necrosantes; aplicar imediatamente bolsas de gelo sobre o lugar da picada ou o tratamento com soro antiloxoscélico; o médico indicará como acalmar a dor e outros sintomas que possam aparecer e procure serviços especializados em toxicologia, geralmente existentes dentro dos serviços públicos de saúde.


Serviço
Para maiores informações procure a Secretaria da Saúde pelo telefone 381-6951 ou o Centro de Controle Zoonoses pelo telefone 383






Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais