Sala do Empreendedor realiza palestra para os Microempreendedores Individuais
23-07-2015 18:10

Na manhã de quinta-feira (23), a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), através da Sala do Empreendedor, realizou uma palestra informativa a respeito das obrigações e deveres do Microempreendedor Individual (MEI) de São José dos Pinhais. Aproximadamente 25 pessoas estiveram presentes no local.

“O objetivo da atividade é dividir estes Microempreendedores e passar um atendimento geral para todos. Nós fazemos a palestra de orientação para o empreendedor afim de informar a respeito de suas obrigações e deveres, e desta forma, nós conseguimos cuidar diretamente da parte de formalização da empresa. Através desta ação de orientação empresarial conseguimos atender a grande demanda de empreendedores que procuram a Sictur diariamente”, declara Leonardo Costa, diretor de Indústria e Comércio.

Através destas palestras, os futuros empresários são instruídos a comparecer a Sala do Empreendedor com a documentação completa em mãos, para adiantar a formalização dos serviços, não sendo necessário comparecer mais que uma vez no local. Desta forma, o atendimento se torna mais ágil e o empreendedor já entende quais obrigações ele deve ter como empresário.

São considerados Microempreendedor Individual os empresários com receita bruta anual de até R$ 60 mil e mensal de R$ 5 mil, que tenham no máximo um funcionário que receba até um salário mínimo por mês ou o piso da categoria profissional e que não tenha participação em outra sociedade, ou empresa aberta (ativa ou inativa) em seu nome.

No primeiro pedido de atendimento, os futuros empreendedores do Município são imediatamente encaminhados a participar da palestra “Obrigações e Devereis do MEI”, que acontece todas as quintas-feiras, na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, localizada na Rua Dr. Marcelino Nogueira, 702 – Centro.

Oficinas Gratuitas
Visando qualificar o empresário e dar mais opções ao empreendedor, a Sictur viabiliza inúmeras oficinas gratuitas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR) e com a Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (ACIAP) de São José dos Pinhais em diversas regiões do Município.

Uma delas, a “Oficina Sei Planejar”, acontece quinta-feira (23), das 19h às 22h, na Aciap de São José dos Pinhais. Ela tem o objetivo de compreender a importância do planejamento para que a atividade empreendedora gere resultados satisfatórios quanto às expectativas e metas dos empreendedores individuais.

Agenda de Oficinas
11/08: Oficina – Sei Empreender
17/09: Oficina – Sei Controlar Meu Dinheiro
08/10: Oficina – Sei Comprar
05/11: Oficina – Sei Vender
26/11: Oficina – Sei Crescer

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais