Samuzinho ensina primeiros socorros para alunos são-joseenses
09-03-2016 16:01

Um projeto está instruindo os alunos da rede pública de São José dos Pinhais sobre como evitar acidentes e agir em caso de emergências: é o Samuzinho, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio do polo de ensino do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

As instruções teórico-práticas em primeiros socorros são direcionadas para alunos dos 5ºs anos, com carga horária de 6 horas e são ministradas por socorristas do SAMU, que ensinam entre outros conteúdos, como e quando acionar uma ambulância, assim como de que maneira agir em casos de fraturas, queimaduras e parada cardio-respiratória.

“Vimos a necessidade de trabalhar nas Escolas as situações de urgência e emergência até como maneira de divulgar o serviço do SAMU e com isso fazer com que as crianças saibam o que fazer”, disse Rafael Antônio Gabriel, diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde.

O secretário Brasilio Vicente de Castro Filho destacou que levar conhecimento às crianças é disseminar informação. “É importante conscientizar as crianças e fornecer os conhecimentos básicos para, em uma eventualidade, elas saberem dar um auxilio em casa. As crianças estão mais atentas a aprender esses conhecimentos e os levam para casa”, disse o secretário.

De acordo com a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Otília Scherner Possebon, as primeiras aulas acontecerão nas Escolas localizadas na Borda do Campo e na sequência, o curso será estendido para as demais Unidades”, explica a diretora

O prefeito Luiz Carlos Setim esteve na escola para acompanhar o primeiro dia de aula e conversou com as crianças. “É um conhecimento que vocês vão levar para toda a vida e quem sabe um dia seja útil em alguma situação”, finaliza Setim.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais