SanjoMusic premia vencedores das categorias de sertanejo de raiz e universitário
11-10-2011 11:17

A etapa Sertanejo do Festival de Música de São José dos Pinhais, o SanjoMusic, agitou o último sábado (09) no Armazém Universitário, nas categorias raiz e universitário. Os vencedores, todos com composições próprias, se apresentaram na casa e foram avaliados pelo corpo de jurados.

O evento é promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais com o objetivo de valorizar a produção musical da cidade. Para a etapa sertaneja do festival, o corpo de jurados foi composto pela dupla sertaneja Eduardo e Fabiano, de Curitiba, o músico Oza Ventura e o maestro João Carlos Maximiano, ambos de São José dos Pinhais.

As três primeiras bandas de cada categoria receberam premiação em dinheiro – de R$ 3 mil a R$ 1 mil, enquanto as cinco primeiras têm direito a gravar um CD. Na categoria Raiz, as bandas vencedoras deste ano foram: Conexão Rural, em primeiro lugar; Jorge e Miguel, em segundo; e Wilson e Hillcione em terceiro. Em quarto e quinto lugares ficaram, respectivamente, os grupos Zé Viola e Dorival e Tony Santos e Orismar.

Na categoria Universitário o primeiro lugar ficou com o grupo Jo e Giulliano, o segundo lugar com Cristian Franco e o terceiro com Caio Junior e Alessandro. As duplas Everson e Gustavo e Felipe e Sidnei ficaram no quarto e quinto lugar, respectivamente, tendo participação na gravação do CD.

Eliane Caetano da Silva, que canta e faz percussão no grupo Conexão Rural, conta que o prêmio em dinheiro recebido é um grande incentivo. “Nosso grupo surgiu com a intenção de tocar em lares de idosos para animar e emocionar essas pessoas. Nós amamos a música sertaneja de raiz, crescemos ouvindo isso e ficamos felizes com o prêmio, queremos investir na banda”, completa. Para o violão e vocal Oscar de Souza Pereira, o prêmio é um incentivo para o grupo prosseguir firme em seu trabalho. “Ganhar foi uma grande emoção, um sonho realizado”, completa.

Jociane Alves Sandrini, da dupla Jo e Giulliano, afirma que o prêmio foi uma surpresa para o grupo. “Nós já estávamos indo embora quando anunciaram que ganhamos. Não imaginávamos, pois os outros grupos eram de muita qualidade”, afirma. Para a música, cujo grupo já toca junto há 15 anos, a oportunidade de mostrar o trabalho é única e muito rica. O grupo Jo e Giulliano já tem um CD lançado e pretende investir o prêmio recebido em uma nova oportunidade. “Esse prêmio vai nos ajudar muito a divulgar o nosso trabalho. Da primeira vez investimos do nosso bolso e agora podemos fazer algo melhor”, completa Jo.

O maestro e jurado João Carlos Maximiano acredita que o festival tem o poder de revelar muitos talentos locais. “São grupos talentosos, com composições inéditas, e que muitas vezes não têm oportunidade de um palco, de participar de uma produção como essa, numa casa como essa”, completa. Para o músico Oza Ventura, que também fez parte do corpo de jurados, os grupos são muito bons e estão no caminho certo. “Como jurado, com essa qualidade alta dos participantes, é complicado votar no melhor. Eu presto atenção nas letras das músicas e gosto das que falam de coisas da nossa região”, complementa.

O secretário municipal de Agricultura Pedro Persegona acompanhou o festival e entregou a premiação à dupla Jo e Giulliano. “Isso expressa a nossa tradição, aquilo que o povo e o morador de São José dos Pinhais aprecia. Vem ao encontro do anseio de todas as pessoas que buscam um lugar para expressar sua cultura e a sua arte”, argumentou o secretário.


Fotos: João Fernandes

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais