São José abre cadastro de vacinação contra Covid-19 para gestantes, puérperas, pessoas com Síndrome de Down, comorbidades e deficiências permanentes
07-05-2021 11:45

São José dos Pinhais está se organizando para iniciar a próxima etapa de vacinação, contemplando gestantes, puérperas, pessoas com Síndrome de Down, comorbidades e deficiências permanentes. Na última quarta-feira (05), a Prefeitura Municipal abriu o cadastro de vacinação contra a Covid-19 para o grupo, considerando a idade de 18 a 59 anos.



O início da imunização deste novo grupo ainda não tem uma data específica e acontecerá quando houver vacinas disponíveis após distribuição do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Paraná. A vacinação será por idade, ou seja, do mais velho para o mais novo.



Cadastro



Seguindo o cronograma Nacional e Estadual de vacinação contra a Covid-19, está aberto em São José dos Pinhais o cadastro da 3ª Fase.



Dados necessários para cadastro:



Nome completo;

CPF;

Data de nascimento;

Sexo;

Município de residência;

Bairro de residência;

Logradouro;

Endereço;

Telefone celular principal;

Grupo de atendimento – após selecionar, haverá mais orientações.



Link de cadastro: https://forms.gle/KsBWMBiCacjBuNyR8



Como vai funcionar



Pacientes com comorbidades



Pacientes com comorbidades que fazem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José dos Pinhais não precisarão apresentar documentação extra. Já os pacientes da rede privada de saúde deverão solicitar declaração do médico que faz o acompanhamento.



Acesse a Declaração em: file:///C:/Users/admin/Downloads/Declarac%CC%A7a%CC%83o-me%CC%81dica-para-as-pessoas-dos-grupos-de-comorbidades-para-a-vacina-COVID-19.pdf



Lista de comorbidades



Veja as comorbidades estipuladas no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde



– Diabetes mellitus (qualquer indivíduo com diabetes);



– Pneumopatia crônica grave (indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave com uso recorrente de corticoides sistêmicos ou internação prévia por crise asmática).



– Hipertensão Arterial Resistente (pacientes cuja pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou com pressão arterial controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos).



– Hipertensão Arterial estágio 3 (pressão arterial sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo ou comorbidade)



– Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade (pressão arterial sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade).



– Insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association



– Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária



– Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo)



– Síndromes coronarianas crônicas (angina pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós-infarto agudo do miocárdio)



– Valvopatias (lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico)



– Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática



– Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas (aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos)



– Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; entre outras)



– Cardiopatias congênitas no adulto com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico



– Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular)



– Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e síndrome nefrótica



– Imunossuprimidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas).



– Anemia falciforme



– Obesidade mórbida (IMC ≥ 40)  



– Síndrome de down (trissomia do cromossomo 21)



Além de:



Gestantes em qualquer idade gestacional entre 18 e 59 anos;

Puérperas.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais