São José celebra início das obras do novo Hospital
14-03-2024 12:51

Uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (13) marcou o lançamento da pedra fundamental para início das obras do novo Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais (HMMSJP). Localizado no bairro Santo Antônio, o novo complexo de saúde ocupará uma área total de mais de 22 mil metros quadrados, numa área acessível pela Avenida Rui Barbosa e pela Rua Tenente Djalma Dutra.

As obras do novo HMMSJP receberam um investimento significativo de R$ 60 milhões do Governo do Estado. O município investirá R$ 109 milhões e, dentre as parcerias, está também a Renault do Brasil, que doou o projeto executivo do novo hospital por meio do Programa Estadual de Incentivo Fiscal – Paraná Competitivo. O prazo de construção é de 48 meses. Nesta primeira fase, após o lançamento da pedra fundamental, serão feitos os serviços de terraplenagem no terreno.

O novo hospital contará com mais de 300 leitos, abrangendo diversas especialidades, incluindo UTI adulto e neonatal, leitos maternidade, cirúrgicos, paliativos, psiquiátricos, hospital dia e pediátricos. Além disso, serão oferecidas consultas em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Neurocirurgia, Obstetrícia e Pediatria, com capacidade para mais de 11.470 atendimentos mensais, bem como a realização de aproximadamente 76.550 exames e diagnósticos por mês, e 1.050 cirurgias, incluindo vasculares, oftalmológicas, ginecológicas, neurocirurgias e pediátricas.

A administração pública destaca ainda que o novo hospital contará com uma Maternidade especializada, incluindo UTI NEO, centro obstétrico, pronto socorro obstétrico, 60 leitos maternidade e um banco de leite ampliado, visando proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para mães e recém-nascidos. Sendo possível oferecer um atendimento de excelência para os cidadãos de São José dos Pinhais.

Na solenidade, o governador do Paraná, Ratinho Jr., lembrou do tempo que morou em São José dos Pinhais, dos desafios da época e como o tempo, trabalho e política ajudaram o município. Ratinho Jr. destacou também que foi preciso uma decisão política e técnica para tirar do papel a solução de um dos maiores problemas da cidade de São José dos Pinhais, que neste caso é o novo hospital.

“Foi uma decisão corajosa, uma obra a altura do tamanho de São José dos Pinhais. Porque não é fácil acompanhar o crescimento dessa cidade, que ao longo da década de 1990 e depois dos anos 2000 começou a crescer com a vinda das montadoras, passamos de uma cidade dormitório para uma cidade industrial. Hoje, estou feliz por estar aqui junto com a prefeita Nina, porque junto com os vereadores e com os nossos deputados, nós estamos tirando do papel essa que possivelmente é a maior obra dos últimos 30 anos da cidade de São José dos Pinhais”, finalizou Ratinho Jr.

A prefeita Nina Singer agradeceu emocionada todos os envolvidos pela realização do novo hospital e ressaltou outros aspectos positivos dessa conquista, destacando que é um marco significativo para São José dos Pinhais, pois além de ser um local de cuidados médicos, fortalecerá a infraestrutura da cidade, irá gerar milhares de empregos em várias áreas e atrair investimentos e oportunidades.

“O nosso novo hospital é um símbolo tangível do crescimento e do compromisso contínuo que temos com São José dos Pinhais e com a nossa gente. Também quero destacar a parceria com o Governo do Estado, que tornou esse sonho possível. O nosso governador Ratinho Junior abraçou a ideia e estamos aqui juntos, realizando um sonho da população de São José dos Pinhais. Sua visão e compromisso com o progresso de nosso estado e da nossa cidade têm sido inspiradores, e é graças a essa colaboração que hoje damos o pontapé inicial em uma obra que impactará positivamente a vida de tanta gente”, enfatizou Nina.

Este novo Hospital é uma demanda antiga da população de São José dos Pinhais, sendo a solenidade de hoje um marco na história do município. O evento contou ainda com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, além dos deputados estaduais Thiago Bührer, Márcia Huçulak e Gilberto Ribeiro; o vice-governador Darci Piana, o vice-prefeito Professor Assis; vereadores Abílio Alves, Silvio Mecânico, Renan Machado, Fátima de Paula, Juliano Martins, Gilberto Mello, Denilson Grilo, Bira do Banco e Paulinho Maradona; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Jamaica; do diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil, Carlos de Paula; secretários e servidores municipais, demais autoridades e convidados.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais