São José conta com 26 botoeiras inteligentes em ruas da área central
28-12-2022 12:18

As botoeiras inteligentes são dispositivos de comando que ficam inseridas na coluna do semáforo para pedestres. Em São José dos Pinhais, os equipamentos foram instalados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), para proporcionar uma travessia mais segura para as pessoas com mobilidade reduzida.



As botoeiras inteligentes ao serem acionadas, aumentam o tempo de travessia para além do programado, beneficiando assim pessoas idosas, cegas ou com deficiência. Ao todo, o município conta com 26 botoeiras inteligentes.



Futuramente elas estarão habilitadas para utilização de cartão transporte com o mesmo objetivo de ampliação do tempo de passagem para o pedestre com mobilidade reduzida. Bastará apenas que a pessoa aproxime seu cartão transporte à botoeira para que o tempo aumente.



COMO AUMENTAR O TEMPO DE TRAVESSIA



Aumentando em média 40% do tempo normal de abertura do semáforo para pedestres, as botoeiras inteligentes devem ser acionadas, bastando apenas apertar o botão amarelo, segurando-o por 3 (três) segundos ou até que o botão vibre. A travessia deverá ser realizada apenas quando o semáforo estiver verde para o pedestre.



ORIENTAÇÃO EM BRAILE E SINAL SONORO



Na parte superior destes dispositivos há uma placa com leitura em braile para orientação a pessoa cega com comandos a serem acionados antes de fazer a travessia. Após acionado o botão amarelo, esta deverá aguardar até que ocorra um sinal sonoro para então fazer a travessia com segurança.



PESSOAS IDOSAS E/OU COM DEFICIÊNCIA PRECISAM DE TEMPO MAIOR PARA SE LOCOMOVER



As mudanças físicas das pessoas, seja por motivo de envelhecimento ou por deficiência, podem gerar complicações quando se fala em mobilidade. Estas necessitam de tempo maior que o normal para sua locomoção. A mobilidade já não é mais a mesma. Há perdas significativas como visão e audição. Ocorre o envelhecimento muscular e a força corporal diminui. Um dos fatores mais comuns é a instabilidade ao caminhar. Para tanto, soluções de mobilidade como as botoeiras inteligentes foram implantadas em São José dos Pinhais com o objetivo de tornar mais fácil, seguro e inclusivo o direito de ir e vir destas pessoas.



CRUZAMENTOS ONDE ESTÃO INSTALADAS AS BOTOEIRAS INTELIGENTES EM SJP



Rua Dona Izabel A Redentora com Rua Mendes Leitão;



Rua Dona Izabel A Redentora com Avenida Rui Barbosa;



Rua Dona Izabel A Redentora com Rua Barão do Cerro Azul;



Rua Dona Izabel A Redentora com Rua João Ângelo Cordeiro;



Avenida Rui Barbosa com Rua Visconde do Rio Branco;



Avenida Rui Barbosa com Rua Veríssimo Marques;



Rua Veríssimo Marques com Rua Dr. Claudino dos Santos;



Rua Dona Izabel A Redentora com Rua Dr. Motta Junior;



Rua Voluntários da Pátria com Rua Mendes Leitão.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais