São José dos Pinhais apresenta roteiro turístico local em encontro estadual
18-11-2010 17:33

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais foi convidada a expor suas práticas no âmbito turístico no XI Encontro Estadual de Secretários, Dirigentes e Técnicos Municipais de Turismo em Telêmaco Borba. Realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, o evento é realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, dentre outros órgãos. “É a primeira vez que participamos para mostrar nossos projetos. Nosso destaque foi Roteiro Turístico e esse convite é resultado de um trabalho conjunto de muitos anos que estamos melhorando, estipulando metas e compartilhando a gestão com a iniciativa privada”, destaca Christian Bundt, secretário da pasta.

Ele ainda aponta como é positivo participar desses encontros. “Através do benchmarking [processo pelo qual uma empresa examina como outra realiza um trabalho específico com o objetivo de comparar e melhorar função semelhante] no campo do turismo, conhecemos as possíveis práticas que outros locais desenvolvem”, explica. “Nesses eventos, quem pode observar produtos turísticos nacionais e internacionais já consolidados, multiplicam o que aprenderam”, conclui Christian.

Também representam São José dos Pinhais Juliane Manika e Silva e Aurora Girardi, ambas chefes das divisões de Dinamização de Serviços e Apoio ao Turismo, respectivamente. A primeira visitou um famoso ponto turístico paranaense, o Canyon Guartelá, com foco no ecoturismo. Já Aurora visitou a empresa Klabin. “Nessa atividade, nossa intenção era conhecer um pouco sobre a prática do turismo industrial, que pretendemos implantar em São José”, disse Aurora.

Além das visitas técnicas, todos presenciaram palestras que foram de boas práticas em Brotas, interior de São Paulo, a cidades da Tchecoslováquia. “Um dos focos é a Copa do Mundo, que acontecerá em 2014. Conhecemos mais sobre a experiência alemã, em 2006, que foi um sucesso e poderemos nos espelhar”, finaliza o secretário.


Fotos: Arquivo

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET