São José dos Pinhais completa 330 anos
18-03-2020 20:19

O município de São José dos Pinhais foi criado por meio da Lei nº. 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852, na qual definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhais, sendo que o estabelecimento político, com a instalação da Câmara dos Vereadores ocorreu em 8 de janeiro de 1853. Em 27 de dezembro de 1897, a vila finalmente foi elevada à categoria de cidade.



Apesar da independência política ter se dado no século XIX, a história do povoado que deu origem a São José dos Pinhais é muito mais antigo e marcado pelo primeiro povoado que deu origem à cidade, no ano de 1690 –  por isso o costume de comemorar duas datas: tanto da emancipação, quanto do surgimento do primeiro povoado.



Em 1951, uma Lei Municipal instituiu o Dia do Padroeiro São José, comemorado 19 de março, como feriado municipal e a partir daí as comemorações se estenderam e agregaram o aniversário histórico.



Aniversário com conquistas



Em 2020 São José dos Pinhais está comemorando 330 anos com muitas conquistas e superações. Desde 2017 o município vem se recuperando e alcançando índices positivos. O Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 de São José dos Pinhais foi o 2º no ranking do Paraná e subiu da posição 39 para o 35º lugar no ranking do Brasil, um dos maiores índices de crescimento dentro do estado do Paraná se comparado com os números de 2016, com mais de 12% de crescimento.



O Paraná tem comemorado o crescimento de 5,7% na produção industrial em 2019 – tendo São José dos Pinhais grande contribuição para os bons índices de crescimento e desenvolvimento, já que é o terceiro maior polo automotivo do Brasil. E esse crescimento reflete na geração de empregos: São José dos Pinhais tem se mantido entre os três municípios que mais empregam no Paraná.



Administração Pública



Nesse cenário de conquistas e investimentos a Prefeitura de São José dos Pinhais comemora os 330 anos da cidade com o maior pacote de investimentos na história em todos os setores.



Na Educação estão sendo investidos R$ 70 milhões de reais: contratação de mais profissionais, reformas, ampliações e novas unidades estão entre ações.



Na Saúde, os investimentos não param. Além de 24 unidade de Saúde que receberam obras de reformas e melhorias existem outras duas unidades novas sendo construídas: no Parque da Fonte e na Costeira. Outro grande projeto é a construção de nova ala no Hospital São José, que vai ampliar a estrutura e o número de leitos.



Na Segurança, o modelo empregado em São José dos Pinhais é exemplo para o Brasil, pois alia integração das forças policiais e investimentos em segurança e em infraestrutura social.



E sobre infraestrutura o destaque vai para o investindo em pavimentação nos bairros: desde o ano de 2017 pouco mais de 300 ruas já foram, estão sendo e serão pavimentadas até o final de 2020; e a construção das trincheiras Alameda Arpo, que já está em funcionamento, e a da Marechal Hermes, que está em obras. Além disso a duplicação da Avenida Rui Barbosa nos trechos Sul, que já foi concluída, e Norte que deve começar este ano, vão transformar a cidade.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais