São José dos Pinhais é sede do lançamento do “Guia Rotas do Pinhão”
23-11-2004 18:19

O Fórum Metropolitano de Turismo, entidade que surgiu da necessidade de se promover um debate para a organização dos segmentos turísticos de Curitiba e Região Metropolitana, promoveu o lançamento do Guia Rotas do Pinhão, que reúne informações sobre 15 municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
O evento realizou-se em São José dos Pinhais, no dia 09 de novembro, no Bristol Dom Ricardo Hotel, com a presença de autoridades de todos os municípios envolvidos, incluindo o prefeito Luiz Carlos Setim e o prefeito eleito, Leopoldo Meyer.
O Guia Rotas do Pinhão reúne informações sobre a história e a cultura dos municípios, endereços e telefones de pousadas, hotéis, museus, parques, restaurantes, datas dos principais eventos e festas típicas de cada cidade, além do itinerário da linha turismo.
O Guia Rotas do Pinhão é o primeiro produto turístico do Fórum Metropolitano de Turismo, criado em dezembro de 2003, formado pelos secretários municipais de Turismo, e é resultado do trabalho integrado dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, buscando o desenvolvimento sustentável do turismo. O lançamento foi feito em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) e a Companhia de Desenvolvimento do Paraná (Codep).
A primeira edição do Guia Rotas do Pinhão tem uma tiragem de 5 mil exemplares e está sendo distribuída gratuitamente nos centros de convenções, hotéis, pousadas, postos de turismo, bares e restaurantes da capital e Região Metropolitana.
São José dos Pinhais apresenta no guia turístico um breve histórico da cidade, seus acessos e dados gerais. Entre os atrativos históricos culturais citados estão a Prefeitura Municipal, a Igreja Matriz, a antiga Câmara Municipal, o Museu Municipal Atílio Rocco e o Museu do Boneco Animado, todos com um breve histórico.
Com relação a roteiros turísticos, é citado o “Caminho do Vinho”, com destaque para o mapa da Colônia Mergulhão e seus principais atrativos. Ainda faz referência aos principais eventos do município, oportunidades especiais de compra, alimentação, hospedagem e onde obter informações turísticas em São José dos Pinhais.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais