São José dos Pinhais entra para o Projeto Rio Vivo
31-05-2022 11:24

No último sábado (28) São José dos Pinhais foi um dos municípios escolhidos para integrar o Projeto Rio Vivo, para a recomposição de peixes, em razão de estar quase que totalmente inserido na Bacia do Alto Iguaçu, sendo que o próprio Rio Iguaçu perpassa o Parque de São José dos Pinhais, onde os peixes foram soltos.



O Projeto Rio Vivo, lançado em 2019 pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, em parceria com Instituto Água e Terra, visa a preservação da vida aquática em 12 unidades hidrográficas do Estado, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Além da soltura de peixes, o Projeto Rio Vivo incentiva a recomposição de matas ciliares com plantio de árvores nativas, aliando ações de sustentabilidade à Educação Ambiental.



Em São José dos Pinhais foram soltos 10 mil lambaris, espécie nativa da Bacia do Alto Iguaçu e plantadas 20 mudas de árvores nativas no Parque São José, pelos escoteiros do município.



Segundo o governo do Estado até o momento já foram soltos 2 milhões de peixes em todo o Paraná e, com as ações deste sábado, que ocorreram em 04 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o Projeto Rio Vivo atingirá a marca de 2 milhões e meio de peixes nativos soltos em rios paranaenses.



O Projeto é uma ação da Superintendência das Bacias Hidrográficas e Pesca na recomposição da mata ciliar e fauna nativa utilizando as vocações de náutica e pesca como instrumento de sustentabilidade ambiental de nosso Estado.



Presente na ocasião do evento de soltura de peixes e plantio de árvores, a prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer, o presidente do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) – José Volnei Bisognin, Roald Andretta que é coordenador técnico da Superintendência das Bacias Hidrográficas e da Pesca, representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, o secretário municipal de Meio Ambiente de São José dos Pinhais – Wagner Luiz Zaclikevis, representante do Tenente-coronel Júlio César Vieira da Rosa que é comandante do Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná, a Capitã Naiara, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Fazenda Rio Grande, servidores da secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, escoteiros do grupo do município, e Thiago Buhrer.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais