São José dos Pinhais incentiva denúncias de violência contra idosos
16-06-2011 11:03
Estimular a população a denunciar casos de violência contra idosos foi o tema de encontro promovido nesta quarta-feira (15) pela Prefeitura de São José dos Pinhais.
Podem ser considerados tipos de violência contra os idosos o abuso, violência ou maus-tratos físicos, a violência psicológica, sexual, o abandono, a negligência, o abuso financeiro e econômico e a autonegligência. Para combatê-los, o tema do evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, realizado na Câmara Municipal, foi “Não seja conivente com o silêncio dos inocentes...Denuncie!”.
“O atendimento dos direitos do público da Melhor Idade é uma das nossas prioridades, pois eles merecem o nosso respeito e toda disponibilidade e empenho para que as ações sejam concretizadas. Temos como exemplo, o trabalho realizado com os 45 grupos da Terceira Idade, coordenado por Ozório Delmonego e Ivone de Carvalho. A secretaria sempre estará de portas abertas para recebê-los”, afirma a diretora do Departamento de Promoção Humana e Desenvolvimento Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ingrid Giraldi de Souza.
A promotora da Vara da Infância, Juventude, Família e Idoso, Clemen Silvia de Lara Pires Batista Gomes, enfatizou que os idosos são plenamente capazes de participar ativamente das decisões tomadas pela sociedade, pela “sabedoria e experiência”. O respeito é a principal característica que deve ser resgatada com relação à Terceira Idade”, afirmou.
Participaram do evento o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Humberto José de Almeida, o delegado da 1ª regional da Polícia Civil de São José dos Pinhais, Gil Tesseroli, e com as palestras da coordenadora do disque-idoso do Paraná, Dulce Maria Darolt, da assistente social da Secretaria de Assistência Social, Andreia Gabilan, e da professora universitária e integrante da diretoria executiva do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, Edilméri Regina Sprada. As palestras trataram de assuntos relacionados ao Serviço de Proteção Especial de Atenção ao Idoso e à Família e Violência contra a Pessoa Idosa respectivamente.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra esse público. A violência é um fenômeno universal e representa um preocupante problema de saúde pública, fato que tornou-se evidente apenas nas últimas décadas. A maioria dos fatos ocorre principalmente no contexto familiar, sendo as principais vítimas mulheres com mais de 75 anos.
SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA PROCURE:
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Atendimento 24 horas
Rua Waldemar Zétola, n° 243, Três Marias – São José dos Pinhais
Fone: 3398-2577 / 33982575
Unidade Pré-Hospitalar Rui Barbosa
Avenida Rui Barbosa, 10471 – Centro.
São José dos Pinhais/PR. Fone: 3398-2711 ou 3398-2707 – Serviço Social
Hospital e Maternidade São José dos Pinhais
Rua Paulino Siqueira Cortes, 2304 – Centro.
São José dos Pinhais – Fone: 3283 – 5522
Delegacia da Mulher
Rua Joinville, 2402 – Pedro Moro
São José dos Pinhais/PR
Fone: 3384-6497
Delegacia Civil
Rua Norberto de Brito, 1445
Centro - São José dos Pinhais
Fone: 3299 – 1500
Disque Idoso
0800410001
Conselho Municipal dos Direitos do Idoso
Rua Norberto de Brito, 1489 – Centro.
São José dos Pinhais – 3381 – 5978
Casa do Idoso
Rua Nações Unidas, 697 – Cidade Jardim.
São José dos Pinhais
Fone: 3381 – 6198
Unidade de Saúde 24 horas – Afonso Pena
Rua: Padre Antonio Bianchetti, s/n – Afonso Pena.
São José dos Pinhais
Fone: 3385 – 3502
Guarda Municipal
Fone: 153
SAMU
Fone: 192
Fotos: Sílvio Ramos
Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais