São José dos Pinhais irá abrigar a empresa mais moderna do mundo no ramo da produção de equipamentos submarinos
23-05-2013 12:12

A empresa , estabelecida no Brasil desde 1978, é líder no fornecimento de equipamentos submarinos e serviços no mercado offshore do Pré-Sal no Brasil.

O prefeito Luiz Carlos Setim participou nesta quarta-feira (22) do lançamento da pedra fundamental da nova planta no Paraná, da empresa Aker Solutions. A nova fábrica entrará em operação em 2015 e substituirá a atual fábrica de equipamentos submarinos, sediada em Curitiba, dobrando a capacidade de produção no país.

A nova instalação terá aproximadamente 1.200 funcionários e vai gerar 5.000 empregos indiretos, através dos seus fornecedores. A planta será construída, em um terreno próximo à empresa Volkswagen, com mais de 168 mil metros quadrados.

A Aker Solutions reúne engenharia e tecnologia para a perfuração, desenvolvimento de campo e produção na indústria de óleo e gás. A empresa emprega aproximadamente 28 mil pessoas em mais de 30 países e suas receitas anuais em 2012 chegaram a aproximadamente R$ 16 bilhões.

“Com o aquecimento do mercado no Brasil, por conta do Pré Sal e dos nossos outros projetos com a Petrobrás, nós resolvemos modernizar e ampliar a produção da nossa planta atual. Como não era possível fazer isso com a fábrica de Curitiba, resolvemos construir essa unidade em São José dos Pinhais, após analisarmos mais de 38 locais diferentes em toda Região Metropolitana de Curitiba. A boa receptividade da Prefeitura e a localização estratégica do município foram decisivas para nossa escolha. Aqui teremos a maior e a mais moderna fábrica deste tipo de equipamentos no mundo”, disse o Presidente das operações brasileiras da empresa, Luis Araujo.

O prefeito Setim agradeceu o presidente executivo da Aker Solutions, Øyvind Eriksen, por ter escolhido a cidade para instalar a fábrica e falou sobre o crescimento do município. “São José dos Pinhais é uma cidade que hoje já detém algumas das indústrias mais modernas do mundo e com a instalação da Aker Solutions, uma empresa que fabrica produtos para a Petrobrás, nós iremos crescer ainda mais nacional e internacionalmente neste setor de produção de tecnologia de ponta.

Isto torna a nossa responsabilidade cada vez maior e vai ao encontro com os anseios do nosso governador Beto Richa. Desenvolvendo o município nós fortalecemos cada vez mais o Paraná”.

Também estavam presentes no evento o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, o secretário de Urbanismo, Marcelo Ferraz Cesar e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Furlan.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais