São José dos Pinhais lança o programa “Colmeias Urbanas”
24-02-2022 11:07

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação lança o programa “Colmeias Urbanas” para as unidades educacionais e espaços públicos do município.



A iniciativa, com o objetivo de promover a Educação Ambiental, consiste em instalar colmeias de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneas) em unidades municipais de Educação, que queiram participar, divulgando assim os serviços ecossitêmicos de regulação e equilíbrio, e preservando esses insetos que são importantes agentes polinizadores.



A polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes, além da reprodução das plantas. As abelhas auxiliam na produção de cerca de 90% dos alimentos no mundo, e por isso são importantes para a agricultura e se destacam na manutenção e promoção da biodiversidade do planeta.



Existem aproximadamente 420 espécies de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneas), sendo 300 delas encontradas no Brasil, e destas, 100 já se encontram em risco de extinção. Com o programa “Colmeias Urbanas” poderão ser reintroduzidos polinizadores nativos em seus locais de origem, esclarecer e sensibilizar a população quanto à importância das abelhas nativas na polinização, promover e unir esforços para desenvolver novos planos de conservação das espécies meliponíneas, oferecer infraestrutura para tornar as colmeias urbanas autossustentáveis, e incentivar a criação de colmeias, permitindo o estímulo e ampliação da criação desses agentes polinizadores.



O lançamento do programa “Colmeias Urbanas” se deu no CMEI Gente Miúda, no bairro Costeira, e contou com a presença da prefeita Nina Singer, que na ocasião ressaltou a importância da iniciativa para o ecossistema, a continuidade e preservação dos agentes polinizadores, e para o aprendizado das crianças e adultos.



Presente na solenidade de lançamento do programa “Colmeias Uranas”, o secretário de Meio Ambiente – Wagner Zaclikevis, secretário de Educação – Aldrian Matoso, o secretário de Governo – Thiago Buhrer, o secretário de Comunicação e chefe de Gabinete – Andrei Gondro, a vice-presidente da Câmara Municipal – vereadora Fátima de Paula, o vereador Silvio Mecânico, o coordenador do PROCON-SJP – Jaiderson Rivarola, representando a Associação dos Produtores Orgânicos e dos Meliponicultores de São José dos Pinhais (APROMEL) – Celia Dresch, Hélio Massao Isobe da Associação dos Meliponicultores de Mandirituba (AMAMEL), servidores da Educação e alunos da rede municipal.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais