São José dos Pinhais realiza Ato Público em Defesa da Liberdade Religiosa
31-07-2015 19:43

Na noite de quinta-feira (30), no plenário da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, mais de 100 pessoas participaram de Ato Público em Defesa da Liberdade Religiosa, com a adesão de representantes de diversas denominações religiosas do Município. Para o prefeito Luiz Carlos Setim, um dos participantes do encontro, a realização do próprio evento é uma demonstração da liberdade religiosa, que é viva no Município. Ele destaca ainda que a participação das lideranças religiosas de São José dos Pinhais vem contribuindo para ações também no plano político e lembrou que a administração possuiu uma assessoria para atender as diversas religiões existentes na Cidade.

“A manifestação deste encontro demonstra a maturidade do diálogo religioso em São José dos Pinhais. Mais do que isso. As nossas lideranças religiosas tem, há muito tempo, não só colaborado na área espiritual, mas também contribuindo imensamente para a gestão pública dentro de nosso Município. Reconhecemos a importância do trabalho social das religiões e estamos de portas abertas para realizarmos juntos uma administração pública participativa”, destaca Setim.

Para o palestrante do evento, o presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paraná, Acyr de Gerone, é fundamental cada religião defender seus princípios, deste que respeite outras manifestações religiosas. “Ao contrário do que é erroneamente divulgado, o proselitismo religioso é um caráter positivo das religiões, desde que se respeite a religião do próximo. O que isso se significa? Que todas as religiões têm o direito de defender seus princípios e crenças, assim como o dever de respeitar a crença das outras religiões. A liberdade de opinião caso não a utilizamos ela atrofia”, disse.

Além do prefeito Setim, outras autoridades políticas e religiosas participaram do evento. Dentre elas, o vice-prefeito Toninho da Farmácia; os vereadores Professor Abelino, Lucia Stoco, Luiz Paulo, Tadeu Carmargo e Gastão Vosgerau; o presidente do Conselho de Pastores e Líderes Evangélico de São José dos Pinhais (Conpas), pastor Arno Pauls; o presidente da Estaca da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias de São José dos Pinhais, Luis Fernando Ogebowsky; o ogan do Barracão de Candomblé de SJP, Carlos Leite; o representante da comissão de Direitos e Liberdade Religiosa da OAB, Allan Kardec Carvalho Rodrigues e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais