São José dos Pinhais recebe nova ambulância do Samu
02-02-2023 11:51

Por meio de repasse do Governo Federal – Ministério da Saúde, o município de São José dos Pinhais recebeu uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O veículo chega para ampliar a frota e melhor atender os são-joseenses.



Segundo o Ministério da Saúde, o SAMU 192 está presente em mais de 3,8 mil municípios brasileiros. São cerca de 180 milhões de pessoas que contam com a cobertura desses serviço que funciona 24 horas por dia e tem como objetivo socorrer rapidamente pacientes que precisam ser transportados com rapidez para o atendimento de urgência ou emergência em unidades de saúde, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, diminuindo o sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.



O SAMU é acionado por meio de uma ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências pelo número 192. Assim que ocorre o primeiro contato, equipes que são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são deslocados para prestar o atendimento.



Quando chamar o SAMU 192?



O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.



Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. 



A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais