São José dos Pinhais sobe 12 posições no ranking nacional de cidades mais empreendedoras
31-03-2023 13:30

Produzido pela Escola Nacional de Administração Pública, uma lista das 50 cidades mais empreendedoras do país traz São José dos Pinhais, em ascensão no cenário nacional, segundo o relatório do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.



Dentre essas 50 cidades, o Paraná aparece com seis (06) cidades representando o estado, sendo Curitiba – em 7º lugar, seguida por Maringá – em 20º, Londrina em – 23º, São José dos Pinhais na 26ª posição, Cascavel – 30º e Ponta Grossa, ocupando o 50º lugar.



Na última divulgação do relatório, São José dos Pinhais passou da 38ª posição para a 26ª na classificação geral, essa subida de 12 posições foi alavancada pelo indicador chamado Ambiente Regulatório.



A lista dos 50 (cinquenta) municípios mais empreendedores do país existe desde o ano de 2014 e é formulada por meio do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), levando em consideração 07 (sete) indicadores, chamados no estudo de determinantes: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Os indicadores principais foram construídos tendo como referência 50 (cinquenta) critérios oriundos das condições que afetam a atividade empreendedora nos municípios.



No caso de São José dos Pinhais, o indicador destacado – Ambiente Regulatório considera aspectos como o tempo para tramitação de processos, sistema de tributação e complexidade burocrática. Ou seja, São José dos Pinhais é uma cidade onde se gasta menos tempo com questões burocráticas, tanto legais quanto processuais, para a criação e execução do negócio.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais