São José está entre os 50 municípios mais transparentes do Paraná
14-02-2022 12:29

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em parceria com a Universidade Positivo do Paraná (UP), efetuou a terceira edição de análise de informações disponibilizadas pelos municípios paranaenses, onde São José dos Pinhais ocupa, em 2022, o 50º lugar entre as 399 cidades do Estado, com maior índice de transparência.



A referida análise de dados avaliou cerca de 120 itens, distribuídos em cinco dimensões, segundo o TCE, sendo elas:



Transparência administrativa: licitações, contratos, gestão e atos de pessoal. Esses tópicos foram verificados por meio de consulta ao Portal de Transparência ou no site oficial da entidade.

Transparência financeira: aspectos relativos ao controle financeiro, em especial à regra de apresentação de informações atualizadas em tempo real.

Transparência passiva: avalia se a prefeitura oferece condições do cidadão solicitar informações de forma facilitada.

Boas práticas: divulgação de informações de utilidade pública.

Usabilidade: avalia aspectos dos sites das prefeituras e facilidade destes para o acesso às informações.



Na primeira e segunda edição deste Ranking Paraná, São José dos Pinhais ocupou o 220º e 358º lugares respectivamente. O resultado de 2022, com dados coletados do ano anterior, demonstra a evolução do município e o comprometimento com a transparência das informações da administração pública junto à população.



Ainda segundo o TCE, a parceria com a Universidade Positivo do Paraná (UP), gerada por chamamento público e oficializada por meio de um Termo de Cooperação Técnico-Científica, permite que a coleta de dados para o desenvolvimento do material divulgado, seja feita, avaliada e medida, assim como feito pelas equipes do TCE, por estudantes do 1º ao 5º ano do curso de Direito da UP, orientados por auditores do TCE-PR.



Para esta terceira edição o trabalho foi realizado entre outubro e dezembro de 2021, com a realização de oito encontros virtuais, devido à pandemia da COVID-19, onde os alunos validaram as respostas fornecidas pelas prefeituras em um questionário eletrônico encaminhado a elas pelo TCE em agosto de 2021.



Demais informações e a classificação geral dos municípios no Ranking Paraná sobre transparência da informação, foram disponibilizadas pelo TCE-PR no portal de notícias G1 Paraná.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais