São José mobiliza campanha para a prevenção ao suicídio
05-09-2022 12:07

A Secretaria de Saúde, por meio do Comitê Municipal de Saúde Mental está mobilizada para a campanha do Setembro Amarelo, com estrutura e ações voltadas a prevenção ao suicídio.



O Setembro Amarelo foi iniciado em 2015 no Brasil com iniciativas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina, que visam conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O mês de setembro foi escolhido para a campanha, pois desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.



O suicídio é reconhecido como um grave problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de um fenômeno que envolve fatores sociais, emocionais e biológicos, que pode ocorrer em todas as faixas etárias, etnias e níveis socioeconômicos. Geralmente apresenta um sofrimento psíquico intenso e contínuo que vai desde pensamentos de morte, ideação e planejamento, até o suicídio.



Estudos mostram que muitas mortes por suicídio podem ser evitadas por ações preventivas e de tratamento efetivo. Segundo a OMS, o suicídio pode ser prevenido se houver atenção aos sinais ou se o pedido de ajuda for levado a sério.



Para tanto, as ações de prevenção ao suicídio são intensificadas neste mês, porém o município disponibiliza durante todo o ano, ampla estrutura de acolhimento e ajuda aos munícipes, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os Centros de Atenção / Apoio Psicossocial (CAPS) – Infantojuvenil, Transtornos Mentais, e Álcool e Drogas – todos com demanda espontânea, além da UPA Afonso Pena.



O Comitê Municipal de Saúde Mental está organizando um evento em prol da prevenção ao suicídio, alusivo ao Setembro Amarelo, que acontecerá no próximo dia 15, no Parque São José, será o “Festival da Vida” – uma ação intersetorial com a participação de diversas secretarias municipais.



Onde encontrar ajuda?



UBS



Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.



CAPS Infantojuvenil



Rua Cel. Luiz Victorino Ordine, 1586



Telefone: (41) 3282-9376



CAPS II



Rua Quirino Zagonel, 225/237



Telefone: (41) 98788-2804



CAPS Ad



Rua General Catão Mena Barreto Monclaro, 926



Telefone: (41) 3398-2764 / 3382-5471



UPA Afonso Pena



Rua Francisca de Souza Cortês, 460



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais