São José terá Ambulatório Médico de Especialidades (AME)
22-11-2022 11:12

Na última semana a prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer esteve com o governador do Estado – Ratinho Jr., o secretário estadual de Saúde – Beto Preto e prefeitos de outras cidades, em Foz do Iguaçu, para assinatura da formalização de convênio para a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no município.



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), formalizou um investimento de mais de R$ 203 milhões para a construção de dez (10) Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME).



Os ambulatórios prestam atendimento multiprofissional e regionalizado em parceria com os municípios para a realização de consultas e exames especializados de média complexidade.



São dois tipos de AME’s: Tipo I e Tipo II. Na primeira modalidade são 37 consultórios e dez salas de exames em um espaço de aproximadamente quatro mil metros quadrados.



Segundo o Governo do Estado, os municípios de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Paranavaí e São José dos Pinhais que integram o Tipo I de AME’s, juntos, podem chegar a realizar 20 mil consultas por mês. 



O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) é uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade que ofertará, num mesmo espaço, consultas e exames especializados, bem como, atendimento com equipe multiprofissional aos usuários das Redes de Atenção à Saúde prioritárias:



Rede Mãe Paranaense – Gestantes (alto risco e risco intermediário) e Crianças (alto risco e risco intermediário até 05 anos de idade),

Rede de Atenção à Saúde do Idoso,

Rede de Atenção à Saúde Mental,

Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) – Hipertensão e Diabetes;



As consultas com especialistas serão possíveis apenas após avaliação básica em Unidades de Saúde Municipais, seguindo o Protocolo de Estratificação de Risco conforme as Linhas de Cuidado da SESA.



Assim que ocorrer a estratificação de risco do usuário, realizada tanto pelo médico quanto pelo enfermeiro da UBS, e o mesmo for classificado como risco intermediário ou alto risco em qualquer uma das linhas guia, o paciente será encaminhado, via Departamento de Regulação, ao AME. Após o atendimento com a equipe multiprofissional e a compensação do quadro de saúde do paciente, o mesmo retorna ao seu Município e ao seu médico com um Plano de Cuidados a ser seguido.



Quanto aos benefícios para o Município de São José dos Pinhais:



– A garantia da oferta de vagas para atendimento dos munícipes que se enquadram nas Linhas Guia;



– Otimizar o atendimento dos especialistas do quadro de servidores do município para a população que não se enquadra nos critérios de atendimento das Linhas Guia. Esta população hoje, em sua maioria, não é priorizada visto que os usuários pertencentes às Linhas Guia são considerados mais graves tendo assim atendimento prioritário;



– O custeio dos atendimentos realizados no AME para os usuários das Linhas Guia, tanto para consultas quanto para alguns exames, será de responsabilidade do Governo do Estado do Paraná, por meio do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (QualiCIS), possibilitando que o município redirecione o recurso gasto com esta finalidade para atendimento de outras necessidades.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais