São-joseenses ganham Sala do Empreendedor
23-04-2015 20:50

Na manhã desta quinta-feira (23), no prédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais, o prefeito Luiz Carlos Setim inaugurou oficialmente a Sala do Empreendedor. O programa tem a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de formalizar e apoiar as micro e pequenas empresas instaladas no Município. Hoje, São José dos Pinhais tem mais de 7 mil Microempreendedores Individuais (Mei), que passam a contar com um serviço especializado por parte da Prefeitura.

“Com a inauguração oficial da Sala do Empreendedor em São José dos Pinhais, a Prefeitura visa atender com mais dedicação ao setor empresarial responsável pela maioria dos empregos do nosso Município. Nele, o empreendedor informal pode se regularizar, tornando-se um Micro Empreendedor. Isso fará com que ele tenha várias vantagens, como prestar serviço à própria Prefeitura, ter direito ao auxílio doença e à aposentadoria”, disse Setim.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, o trabalho da Sala do Empreendedor irá auxiliar na abertura de novas empresas, apoiando o microempreendedor com orientação, auxílio na abertura e de crédito às empresas e na sua capacitação. “O foco da Sala do Empreendedor é o microempresário. É uma extensão dos serviços à população. E o que estamos percebendo é que muitos empreendedores, que hoje estão na informalidade, procuram se legalizar. Um exemplo que ilustra esta realidade foi o que aconteceu dias atrás pela Semana do Microempreendedor. Em cinco dias, mais de 300 pessoas nos procuraram para passarem a ser MEI, confirmando a importância do acesso aos empreendedores à informação e da importância desse trabalho da Sala do Empreendedor na orientação e capacitação para que eles se motivem a se formalizarem no mercado de trabalho”, afirma.

Além do prefeito Setim e do secretário Giam Celli, várias autoridades prestigiaram o evento, como o vice-prefeito Toninho da Farmácia; o prefeito do Município de Tijucas do Sul, José Altair Moreira “Gringo”, o gerente da Regional Leste do Sebrae Paraná, José Ricardo de Castelo Campos; o representante da Agência de Fomento do Paraná, Antonio Ronildo Milek; os secretários municipais de Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho, de Urbanismo, Marcelo Ferraz Cesar, de Trânsito, Cláudio Alves, de Trabalho, Miguel de Paula e de Assistência Social, Imar Augusto; representantes da Caixa Econômica, da Associação Comercial, Industrial e Prestadora de Serviços (Aciap) de São José dos Pinhais e representantes dos vereadores Carlos Machado e Luiz Paulo.

Abrir uma empresa agora é fácil
Com a Sala do Empreendedor, o processo de formalização das empresas acontece sem burocracia e com despesas reduzidas. Outra vantagem é o acompanhamento técnico contábil, a custo zero. Além disso, os empresários recebem treinamentos específicos nas suas áreas de atuação, gratuitos ou de baixo investimento. Busca-se com isso promover a capacitação empresarial e a gestão de negócios, condições indispensáveis para a sobrevivência e o crescimento de empresas no mercado.

Para facilitar, a Sala do Empreendedor destinou um espaço especialmente preparado para atender os empresários. Instalada na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), na Rua Marcelino Nogueira, nº 702, Centro de São José dos Pinhais, ela oferece informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, bem como a realização de encaminhamento dos documentos aos órgãos responsáveis.

Informações: (41) 3381-5802



Serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor
- Formalização do Microempreendedor Individual (MEI);
– Orientações sobre obrigações do MEI;
– Consulta Prévia do Grau de Risco;
– Cadastro físico para formalização;
– Impressão de CCMEI;
– Impressão CNPJ;
– Impressão DAS;
– Impressão Relatório de Receita Bruta;
– Declaração e impressão da DASN;
– Termo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) avulsa – mercadoria;
– Termo de emissão de NFE – serviço (interno Prefeitura);
– Impressão das CNDs;
– Alteração de dados do MEI e Baixa;
– Atendimento para profissionalização do MEI pelo Sebrae – orientações, cursos e palestras;
– Parcerias com instituições e orientações sobre crédito;
– Interface com Corpo de Bombeiros para agilidade.

Requisitos para ser um MEI
- Receita brutal anual de até R$ 60.000,00;
– Não ser sócio de outra empresa.

Benefícios de ser um MEI
- Previdência Social;
– Orientação, capacitação e treinamentos;
– Impostos reduzidos;
– Emissão de NFe;
– Acesso a crédito diferenciado;
– Acesso às licitações públicas;
– Poder ter até um funcionário registrado.

Documentos necessários
- RG e CPF;
– Comprovante de endereço residencial ou do local aonde o empreendedor exerce atividades.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais