Saúde esclarece principais dúvidas da população em relação às ações contra a Covid19
25-03-2020 20:10

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Pinhais elaborou um material com perguntas e respostas baseado nas principais dúvidas da população são-joseense que têm chegado principalmente por meio das redes sociais. Confira, esclareça suas dúvidas e aproveite para saber mais sobre as ações:



1) A Prefeitura tem projeto para construção de Hospital de Campanha?



R: A Secretaria de Saúde já está definindo local próprio e exclusivo para triagem e atendimento dos casos de coronavírus.



2)Temos ventiladores para respiração mecânica?



R: A cidade está sim equipada com respiradores, somente o Hospital São José dos Pinhais, aumentou em 150% a capacidade de atendimento.



3) Os médicos estão preparados para dar o diagnóstico correto?



R: A equipe de saúde está estabelecendo critérios de isolamento e internação (caso necessário) de acordo com exame clínico e confirmação laboratorial.



4) Por que casos suspeitos estão sendo mandado para casa sem realizar exame e somente com o atestado?



R: Este é um protocolo determinado pelo Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, já que os testes não são o suficientes para suprir a demanda das cidades e estados, por isso o teste só é feito em caso da pessoa apresentar complicações, e lembrando que o teste só poderá ser feito através de solicitação médica.



5) A UPA está preparada para não propagar o vírus dentro dela?



A UPA está adotando todos os procedimentos sanitários para evitar risco de contágio dentro da unidade, por isso a Secretaria de Saúde emitiu um protocolo no qual as pessoas que tem sintomas leves devem primeiro ligar para o telefone 41 3381-6388 em caso de dúvida. O isolamento social ainda é a melhor medida de prevenção contra o contágio.



6) Qual a previsão de chamar os profissionais para a Saúde do chamamento?

R:O chamamento já está sendo feito, todos os detalhes você pode encontrar no nosso portal. Clique aqui



7) Onde estão sendo feito os testes de diagnóstico de coronavírus em São José dos Pinhais?



R: Todos os testes são feitos pelo LACEN, Laboratório central do estado.



8) Caso dê positivo o teste de coronavírus onde serão tratados os doentes em São José dos Pinhais?



R: Caso seja necessário internamento, o hospital São José será o destino, e se não houver leitos disponíveis, será encaminhado para o hospital de referência da região.



9) Se um paciente de São José dos Pinhais faz o teste em Curitiba e dá positivo pra coronavírus esse caso é contabilizado pra Curitiba ou pra São José dos Pinhais?



Em um primeiro momento entra na conta imediata de Curitiba, e aí então a Vigilância Sanitária Estadual da Segunda Regional comunica São José dos Pinhais sobre esse diagnóstico que passa então a ser contabilizado em seu local de origem.



10) A Secretaria de Saúde está sendo transparente com a população há até o momento algum caso em São José dos Pinhais sendo tratado como de Curitiba ou apenas boato?



R: A transparência nas informações é o que vai fazer a diferença contra a pandemia do coronavírus. Uma população informada estará mais protegida e ciente de fazer a sua parte. Portanto a medida que os casos forem aparecendo serão informados pelo boletim diário. É obrigação e compromisso do Poder Público divulgar corretamente todas as informações.



11) Qual é o protocolo para realizar o teste diagnóstico do coronavírus?



É o protocolo do Ministério da Saúde: estar com febre alta, tosse e dificuldade respiratória, tudo isso testado clinicamente por um médico.



12) Quem esteve nas duas últimas semanas na Itália, Estados Unidos ou até mesmo em São Paulo é considerado caso suspeito? Mesmo que não apresente sintomas deve fazer quarentena?



R: Sim, a pessoa deve ficar em quarentena, pois existem muitos que não apresentam sintomas e talvez nem sejam diagnosticados com o vírus, mas ainda assim ele é um transmissor.



13) Por que não estão fazendo testes em todos os casos suspeitos em São José dos Pinhais?



R: É um protocolo nacional, tendo em vista que no momento não há testes suficientes para atender a demanda nacional.



14) Quanto tempo este vírus sobrevive em uma superfície? Onde encontro mais informações sobre ele?



R: De acordo com testes internacionais, o vírus pode sobreviver de 2 até 72 horas em diversos tipos de superfícies. Portanto é preciso tomar extremo cuidado com a higiene e o contato externo com as pessoas e objetos.





15) É verdade que só fazem o teste para diagnóstico do coronavírus em casos críticos? Por que?



R: Por que é um protocolo da OMS e do Ministério da Saúde, tendo em vista que os laboratórios não estão conseguindo produzir testes suficientes para atender os estados e municípios.



16) É verdade que se você tiver todos os sintomas do Covid19, mas se não viajou ou não teve contatos com pessoas que possam estar contaminadas, você não é caso suspeito?



R: Hoje todos os casos são considerados suspeitos, uma vez que o vírus está circulando em todos os estados do Brasil. Porem o protocolo é de ficar em casa e somente procurar auxilio médico, caso esteja com todos os sintomas.





17) É verdade que temos pacientes confirmados aqui em São José dos Pinhais que estão internados em Curitiba?



R: Esse é um dado que não podemos afirmar neste momento, pois até agora não temos nenhuma informação de casos que se encaixem neste tipo foi passada para a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais ou para a Vigilância Sanitária.



18) É verdade que já temos profissionais da saúde infectados em São José dos Pinhais?



R: Não existe nenhum caso confirmado, casos suspeitos serão afastados e seguirão o mesmo protocolo do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.





19) O que a Prefeitura está fazendo para diminuir o tempo de espera na UPA neste momento crítico?



R: Disponibilizando dois canais de comunicação para população com orientação por profissionais da saúde que direcionarão os casos quando foram necessários.



20) Há um lugar específico para ser atendido os casos suspeitos ou tenho que ir para UPA?



R: Casos suspeitos mas sem sintomas graves, devem ligar para o telefone 3381-6388 ou entrar em contato pelo Whatsapp no 98508-0364 para obter mais informações de como proceder.





21) A UPA continua atendendo pacientes com outras emergências?



A UPA é para atendimento de urgências e emergências, ou seja, casos graves que necessitem de uma atenção especializada imediata.



22) O atendimento das consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de especialidades médicas permanece conforme agendamento? Estão marcando consultas eletivas?



R: Todas as consultas eletivas estão adiadas e sem data prevista para reagendamento, assim que as coisas voltarem a  normalidade, as consultas voltarão a ser remarcadas.



23) Como fica a situação de acompanhantes na UPA?



R: Devem permanecer como acompanhantes dos pacientes somente nos casos estritamente necessários: acompanhantes de menores, idosos, deficientes ou por recomendação da equipe e mesmo assim, se possível, aguardar do lado de fora. O objetivo é evitar aglomeração e risco de contágio.



24) Se eu for examinado por um médico do município e mesmo assim ficar com dúvida com o diagnóstico, o que faço?



R: Ligue para o telefone 3381-6388 ou pelo Whatsapp 98508-0364 e tire suas dúvidas com um de nossos profissionais da saúde.



25) É verdade que nossos leitos de UTI já estão lotados com pessoas com sintomas de Coronavírus?



R: Não temos nenhum paciente internado com síntomas.



26) Onde eu consigo informações verdadeiras sobre a situação do coronavírus em São José dos Pinhais?



R: Somente nos órgãos oficiais da Prefeitura de São José dos Pinhais.



27) Tem um telefone que eu possa pedir mais informações ou até mesmo saber onde buscar ajuda caso precise?



R: Ligue para o telefone 3381-6388 ou pelo Whatsapp 98508-0364 e tire suas dúvidas com um de nossos profissionais da saúde.



28) Tem um comércio/serviço aberto que não poderia estar funcionando. Pra quem denuncio?



R: Vigilância Sanitária – 3587-6454



29) Quem trabalha nos serviços essenciais que não podem parar e não estão recebendo os cuidados básicos como álcool em gel onde denunciar?



R: Vigilância Sanitária – 3587-6479



30) Sou comerciante e estou em dúvida se posso abrir ou não, qual telefone tiro dúvidas?



R: Vigilância Sanitária – 3587-6454



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais