Secretaria da Saúde alerta que aranha marrom pode provocar graves acidentes
04-12-2003 20:30


Entre os aracnídeos mais venenosas existentes no Brasil, a pequena aranha marrom, do gênero Loxosceles, é a mais comum e perigosa. Sendo muitos comum em Curitiba e na região metropolitana, a Secretaria Municipal da Saúde e o Centro de Zoonoses alertam a população são-joseense para algumas precauções, evitando assim a ocorrência de acidentes.
As Loxosceles (aranhas marrons) são animais pequenos, agressivos com uma coloração marrom e pernas longas e finas, construindo teias irregulares com aparência de algodão esfiapado. Esta espécie de animal vive em lugares escuros, quentes e secos, ficam atrás de quadros, armários, no meio de livros, caixas de papelão e outros objetos.
A picada da aranha marrom acontece quando ela é comprimida junto ao corpo, nem sempre percebida por ser pouco dolorosa. Após a picada começam a surgir alterações no local da mordida, através de vermelhidão, manchas roxas, inchaço, bolhas, coceiras e muita dor na região.
Para que se evite este tipo de acidente, são necessárias algumas precauções como: combater a proliferação de insetos, para evitar o aparecimento de aranhas que deles se alimentam, limpar freqüentemente o domicílio e redondezas, remover entulhos, pedras, madeiras, materiais de construção empilhados.
Também se deve verificar os buracos em paredes, vedar as frestas, assoalhos, vão entre forros e paredes, consertar rodapés despregados, colocar saquinhos de areia nas portas, afastar as camas e não pendurar roupas nas paredes, além de examinar sempre antes de vestir roupas, principalmente camisas, blusas e calças antes de vestir. Inspecionar sapatos, tênis, pantufas antes de usar e também averiguar roupas de cama e toalhas de banho.
É neste sentido que a Secretaria da Saúde alerta a população. No caso de acidentes com a aranha marrom, procurar o quanto antes os Postos de Saúde mais próximos ou um das unidades de saúde da cidade, evitando assim conseqüências maiores devido à falta de cuidado.



Maiores informações podem ser fornecidas pelo CIT (Centro de Informações Toxicológicas) no 0800-410148, Departamento de Saúde Comunitária: 381-6940 e no Centro de Controle de Zoonoses: 383-0518.





Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais