Secretaria de Educação discute Base Nacional Curricular
27-04-2018 14:12

O “Dia D” é uma mobilização nacional, de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed), promovida pelas unidades de ensino do país.



A Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais promoveu o dia nacional de mobilização em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os pedagogos das Unidades de Ensino. O “Dia D” teve um caráter formativo sobre o documento e ao mesmo tempo de mobilização dos profissionais em torno da BNCC.



“Esta iniciativa é uma grande oportunidade para a reflexão sobre a construção da Proposta Curricular do nosso município, refletindo sobre a educação integral voltada ao desenvolvimento pleno dos nossos estudantes”,  explica a secretária de Educação Ema Maria Zen Karam, na abertura do encontro.



A BNCC norteará o trabalho das escolas, públicas e privadas, para os segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Por isso é importante é que a BNCC seja conhecida e estudada por todos, tanto dirigentes municipais e estaduais de educação, diretores de escola, equipe pedagógica e professores.



Para a diretora do Departamento de Educação Infantil, Rute Percicote, “a discussão em todas as unidades de Ensino garante a legitimidade na construção dos currículos”.



“O início dos estudos através das reuniões integrando as equipes de trabalho é imprescindível para que realmente se efetive uma discussão sobre o Currículo e as reais necessidades dos alunos”, ressalta a diretora do Departamento de Educação Especial, Maria Angela Lorente Bassani.



“Os Pedagogos das unidades de Ensino refletiram sobre alguns pressupostos trazidos pela BNCC, e o objetivo do trabalho ao longo do ano é efetivar o estudo do documento e seus fundamentos, dentro das suas unidades de ensino”, comenta a Diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Adriana Ferreira Martins Alflen”.



A reunião de trabalho contou com atividades de estudo e leitura, seguida e finalizada por discussão e elaboração de propostas em grupos, as mesmas serão levadas para as Unidades de Ensino.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais