Secretaria de Meio Ambiente promove limpeza de polder no bairro Cidade Jardim
13-05-2020 18:55

Na manhã desta quarta-feira (13), a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou um mutirão de limpeza na lagoa de contenção do bairro Cidade Jardim. O local é responsável por drenar as águas do bairro, evitando assim, uma possível enchente.



A ação é também uma parceria com a Secretaria de Viação e Obras Públicas, com as máquinas que estão trabalhando no local com a limpeza. Por conta da estiagem, as águas ficaram paradas, estimulando assim, o crescimento de algas. É o que explica o secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior. “Isso aconteceu porque estamos em um momento de estiagem, sem chuva, então não movimentou a lagoa, e como não movimentou a lagoa, não oxigenou, então infelizmente as algas se proliferaram rápido. E outra situação é que infelizmente existem muitas casas ainda que despejam o esgoto direto no polder, o que contribui para que a matéria orgânica se expanda mais rápido. Então a gente pede também que a população faça a sua parte, faça a sua ligação correta”, afirmou o secretário.



O polder do bairro Cidade Jardim é um local de baixa altitude, responsável por drenar as águas, evitando assim, uma possível enchente na região. De acordo com o secretário, a Secretaria de Meio Ambiente está também realizando um projeto para apresentar para o Conselho de Meio Ambiente sobre o local, além de estar em contato com o Governo Estadual para a limpeza do Canal Extravasor, que fica nas proximidades. “Outra situação que estamos fazendo, nós encaminhamos um ofício para o Instituto das Águas, do Governo do Estado, solicitando a limpeza do Canal Extravasor, que também vai ajudar para que não aconteça esse problema que tivemos. A Prefeitura está tomando todas as ações que está a nosso alcance para resolver o problema definitivamente aqui da lagoa da Cidade Jardim”, explicou.



Com a situação do polder, a Prefeitura continua recomendando aos munícipes que economizem água por conta da estiagem, além de evitar jogar lixo nas proximidades do local, mantendo assim, a limpeza e vida da lagoa no bairro.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais