Secretaria de Saúde oferece dicas para a saúde mental durante o isolamento social pelo COVID-19
26-03-2020 17:08

Diante das dificuldades enfrentadas pela pandemia do Codiv-19 pelo mundo e pelo Brasil, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população em como manter uma boa saúde mental durante o isolamento social por conta dos riscos de contaminação enfrentados pelo Coronavírus.



Muitas pessoas sofrem com picos de ansiedade e agravamentos depressivos em decorrência ao isolamento social, por conta disso, precisam desenvolver algumas atividades para evitar a piora desses transtornos psíquicos. De acordo com a psicóloga Karen Pinheiro, da Secretaria Municipal de Saúde, é natural que as pessoas se sintam mais sozinhas ou com sentimentos de angústia neste período de isolamento social. “Em um primeiro momento a gente tem que partir do princípio que somos todos mamíferos, que a gente precisa de contato. Então o isolamento social por si só é uma situação que vai gerar ansiedade, angústia, podendo agravar alguns quadros de depressão e outros transtornos mentais, ou sofrimentos psíquicos”, explicou.



A primeira orientação, de acordo com a psicóloga do município, é evitar o excesso de notícias, que podem gerar pânico. “A primeira dica é não ficar assistindo excessivamente noticiários, situações que possam aumentar a sua ansiedade. Pedimos também que ninguém fique divulgando fake news, porque isso aumenta a sensação de pânico”, comentou a especialista.



Outra atividade proposta é a prática de exercícios físicos em casa, bem como o estabelecimento de rotinas, com horários estipulados para cada atividade diária, como acordar, trabalhar ou fazer as refeições.



A psicóloga ainda alerta que, para aqueles em tratamento psicológico, é necessário continuar a terapia. “Para aqueles que fazem terapia, neste momento os psicólogos estão autorizados a fazer o atendimento online. Então a minha sugestão como psicóloga é que todos aqueles que tenham o costume de fazer a terapia presencial, possam manter ela por videoconferência”, contou Karen.



A recomendação ainda, é que os munícipes permaneçam em casa, evitando assim, a propagação do Covid-19.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais