Secretaria Municipal da Saúde recebe refrigeradores para manter vacinas
26-11-2003 14:12

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, participou, na última segunda-feira, dia 24 de novembro, na Secretaria de Estado da Saúde, Sesa, da entrega de 122 refrigeradores e freezers para 31 municípios, entre eles São José dos Pinhais, e três consórcios intermunicipais de saúde. Os equipamentos vão garantir a manutenção das doses dos 43 tipos de imunobiológicos (vacinas e soros) utilizados no Paraná.
Para Setim, a preocupação da Sesa em equipar as unidades de saúde é fundamental para garantir a imunidade da população às doenças. “Às vezes, nós pensamos só na medicina curativa e esquecemos que o fundamental é a prevenção”. São José dos Pinhais recebeu oito refrigeradores e os cinco freezers que estarão sendo repassados para algumas Unidades de Saúde dos bairros da Cidade.
A entrega simbólica do primeiro lote de equipamentos foi feita na sede da Sesa pelo secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, aos prefeitos e secretários municipais de saúde de sete municípios pertencentes à 2ª Regional de Saúde (sede em Curitiba). “As vacinas atuam diretamente na prevenção das doenças, que é uma das nossas prioridades nesta gestão”, disse Xavier.
A compra dos equipamentos foi garantida pelo convênio Vigisus – da Sesa com o Ministério da Saúde. Eles fazem parte da Rede de Frio, que tem o objetivo de garantir a manutenção das vacinas e soros. “Os imunobiológicos são produtos termolábeis, ou seja, se deterioram depois de determinado tempo quando expostos a variações de temperaturas. Por isso, a refrigeração adequada desde a produção até a administração das doses é fundamental”, explicou o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Sesa, José Francisco Konolsaisen.
A Rede de Frio é o processo de armazenamento, conservação, distribuição e transporte dos 43 tipos de imunobiológicos que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações. Determina que é responsabilidade do governo federal, dos governos estaduais e dos municípios garantir a correta armazenagem dos produtos. “As geladeiras e freezers são um elo importante dessa rede e vão proporcionar a abertura de novas salas de vacinação, além de aumentar a capacidade de armazenagem de vacinas e soros nas unidades de saúde que já existem”, disse Konolsaisen.





Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais