Secretaria Municipal de Saúde e Hemepar realizam campanha de coleta de sangue
28-03-2007 20:25

Unidade móvel da Hemepar



Com o intuito de aumentar as bolsas de sangue nos hemobancos, a Hemepar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, estará mais uma vez no dia 28 de março, quarta-feira, das 8h às 16h30, no pátio da Unidade de Saúde Central (Isabel Redentora,1629) realizando a campanha “Doe sangue, salve vidas”.

Todos os dias são necessários muitos litros de sangue nos hospitais do Paraná. Segundo dados da Hemepar, seriam necessários 120 doadores por dia para atender os 40 hospitais conveniados de Curitiba e Região Metropolitana.

A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450 ml (padrão internacional), o que equivale a menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto e com essa quantidade uma pessoa pode salvar até quatro vidas.

Para ser um doador, basta estar em boas condições físicas e seguir algumas orientações. Além disse deve-se ignorar alguns mitos que rondam essa atitude como, por exemplo, doar não engorda, não emagrece, não engrossa e não afina o sangue e não vicia, além de ser um procedimento totalmente seguro sem risco de contaminação.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais