Serviço de Telessaúde começa a funcionar em São José dos Pinhais
18-04-2023 13:42

A Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Programa Hora Certa informa que lançou oficialmente nesta semana, o serviço de Telessaúde dentro do app “Mais Saúde Cidadão”.



Agora a população são-joseense poderá realizar o agendamento para triagem utilizando o aplicativo. A triagem será realizada por vídeo chamada onde o paciente será direcionado ao serviço adequado conforme sua queixa clínica, por exemplo: Telessaúde, UBS, UPA.



Profissional de Enfermagem do Teleconsultas (Técnica ou Enfermeiro) agenda a consulta com um dos profissionais médicos e repassa as informações para o paciente. As Teleconsultas são feitas de maneira segura atendendo aos requisitos de segurança e privacidade que determinam as legislações vigentes.



Segundo a equipe responsável, o Núcleo de Telessaúde surge com o intuito de complementar o atendimento da Atenção Primária à Saúde (APS), vindo de encontro às necessidades de um mundo cada vez mais tecnológico, otimizando o tempo dos usuários e também deixando as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com mais tempo para os atendimentos mais complexos e que demandam maior atenção da equipe multidisciplinar.



Desde a semana passada, o Telessaúde está passando por testes, a fim de identificar inconsistências no sistema e efetuar as devidas correções. O Telessaúde é uma ferramenta simples, a fim de facilitar o acesso e uso correto, dentro do app “Mais Saúde Cidadão”, que já possui uma plataforma intuitiva.



Confira algumas dicas do funcionamento do Telessaúde:



AGENDAMENTO DE TELECONSULTAS TRIAGEM



– Usuário acessa o Aplicativo “Mais Saúde Cidadão”;



– Na tela inicial já tem a opção “Agendamento de Consulta”;



– Clicar em +Adicionar;



– Selecionar atendimento para “Teleconsulta triagem (app)” e em seguida avançar;



– Selecionar a Especialidade “Técnico de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família” ou “Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família” e em seguida avançar;



– Selecionar o profissional disponível e em seguida avançar;



– Selecionar o dia e horário desejado e confirmar o agendamento.



ATENDIMENTO DE TELECONSULTAS TRIAGEM



– No dia e horário agendados aguardar em ambiente reservado e silencioso, o usuário receberá uma mensagem via SMS com um link e senha de acesso para iniciar a Teleconsulta;



– Deve clicar no link, inserir a senha e concordar com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;



– Nesse momento carregará a câmera e áudio do aparelho do usuário, simultaneamente o profissional iniciará a chama no Núcleo de Telessaúde e o atendimento será feito para a triagem do paciente e agendamento para a Teleconsulta médica quando dentro dos critérios estabelecidos;



– Após agendamento com o médico o usuário recebe a data e horário de agendamento.



ATENDIMENTO DE TELECONSULTAS MÉDICAS



– O procedimento de Teleconsulta médica é o mesmo, com o envio da mensagem via SMS e aceite por parte do usuário;



– Após atendimento médico a Teleconsulta é encerrada, o paciente receberá a prescrição, solicitação de exames, atestado e/ou encaminhamento de maneira digital via Whatsapp ou então os documentos serão enviados para a Unidade de Saúde de origem do paciente para retirar lá (em casos de notificações de receita ou outros documentos que não podem ser feitos de maneira digital);



– O paciente deve protocolar seus exames e encaminhamentos na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem;



– O paciente será orientado sobre a necessidade de avaliação presencial sempre que necessário pelo profissional que o atender.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais