Setembro Amarelo: campanha conscientiza sobre prevenção ao suicídio
04-09-2023 13:02

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. Ainda segundo a OMS, o suicídio é um problema de saúde pública, com grandes impactos na sociedade, e causa mais vítimas do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

No Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano, o que significa que, por dia, cerca de 38 pessoas tiram a própria vida. Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, apontam que entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes, com idade entre 15 e 19 anos, e de 45% entre adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

Os dados acima são alarmantes e mostram que muitas pessoas que tiram a própria vida perderam a esperança. Com isso, torna-se crucial falar sobre o assunto e conscientizar a população sobre apoio e compreensão.

Setembro Amarelo 2023: se precisar, peça ajuda!

Por muito tempo, o suicídio foi um tema envolto em tabus e silêncio. O assunto é realmente delicado, mas a cada dia cresce a necessidade do diálogo sobre ele. A Campanha Setembro Amarelo, realizada anualmente, tem como objetivo destacar a relevância da conscientização em torno do ato de tirar a própria vida.

Neste ano, com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha ressalta que ações simples, como falar, ouvir e acolher são passos essenciais para prevenção. Por ainda ser tabu e cercado de muitos estigmas, as pessoas que estão em sofrimento hesitam em procurar ajuda pois têm vergonha de falar sobre o tema.

Saúde mental

Muitos casos de suicídio estão intrinsecamente ligados a condições de saúde mental, e é fundamental estar atento a comportamentos indicativos, tais como:

Expressão de ideias ou intenções suicidas;

Publicações nas redes sociais com conteúdo negativista;

Isolamento e distanciamento da família, amigos e grupos sociais;

Atitudes de risco, como direção perigosa, consumo descontrolado de álcool, brigas frequentes, agressividade e impulsividade;

Ausência de planos para o futuro;

Desinteresse constante;

Diálogos com tom de despedida;

Doação ou devolução de bens;

Qualquer doença psiquiátrica não tratada, incluindo quadros psicóticos, transtornos alimentares e transtornos afetivos de humor;

Além disso, é importante destacar que pessoas que já tentaram suicídio têm de 5 a 6 vezes mais chances de tentar novamente.

Saiba onde procurar ajuda!

É fundamental destacar e incentiva a busca por ajuda, pois é um passo crucial na prevenção do suicídio. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece ajuda para quem está precisando. Em São José dos Pinhais, todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades de Saúde têm atendimento psicológico. Se precisar, ligue:

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS): (41) 3282-9370 / (41) 3382-5386.

CAPS AD: (41) 3398-2764 / (41) 3382-5471.

CAPS TM: (41) 3381-5832.

O SUS também oferecer suporte chamado “posvenção”, que são ações e assistência para aqueles impactados por um suicídio completo, ou seja, os sobreviventes.

Para aqueles que precisam de apoio imediato, o Centro de Valorização à Vida (CVV) atende 24 horas por dia pelo número 188.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais