Setor de Defesa Animal de São José dos Pinhais e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente resgatam felino abandonado em clínica veterinária
25-02-2022 11:22

Uma família do bairro Cidade Jardim, em São José dos Pinhais, abandonou um felino de estimação em uma clínica médica veterinária localizada na região central da cidade.



A situação veio à tona após uma ligação feita no Setor de Defesa Animal 3383 1313 (ramal 108), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).



Prontamente, uma equipe da Prefeitura e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA/Polícia Civil) estiveram na residência do tutor, na última quarta-feira (23), para averiguar o caso, mas ele não foi localizado.



Às autoridades, os tutores do animal alegaram não ter recursos financeiros para pagar os procedimentos realizados na clínica. O animal recebeu alta médica depois de fazer uma cirurgia, ele estava com a uretra obstruída (Uremia).



O delegado Matheus Laiola (DPMA) acompanhou a situação. Da residência do tutor, as equipes seguiram até a clínica onde o felino está internado.



Feita a intimação, a delegacia vai informar os dados do proprietário à Secretaria de Meio Ambiente para que seja aberto um processo administrativo. Autuado, ele poderá responder processo civil e criminal.



Costelinha – como é chamado – foi resgatado e passa bem depois de um procedimento cirúrgico e dias de internamento na clínica.



“Abandonar ou maltratar animais domésticos ou domesticados é crime ambiental, e o Setor de Defesa e Controle Animal da Semma, atua efetivamente nas denúncias que são realizadas”, comentou Ana Paula Jacon (médica veterinária) servidora do município.



O tutor foi notificado pela Prefeitura e intimado pela Polícia Civil onde deve prestar esclarecimentos nos próximos dias. Recuperado, Costelinha recebeu alta mas permanece na clínica até ser encaminhado ao Programa de Adoção @adotasjp.



Denúncias de maus-tratos e abusos contra animais são feitas no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC/Fale Conosco) da Prefeitura disponível aqui http://www.sjp.pr.gov.br/sic . O ‘Disque Denúncia 181’ é outro serviço disponibilizado que atende todo o Estado do Paraná de forma anonima.



De acordo com a Semma, até o desenrolar do processo criminal, quando o animal pode, definitivamente, ser adotado, o interessado é (inicialmente) considerado como Fiel Depositário. A partir do momento em esteja concretizada, então é assinado o Termo de Compromisso de Adoção.



Os custos da cirurgia e internamento do Costelinha – medicamentos, alimentação (além do carinho) – não serão cobrados, mas o responsável pelo animal deve responder administrativamente no município.



Por Alexandre Torres Jr 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais