SJP apresenta projetos em Seminário de Educação Infantil
19-10-2015 17:27

São José dos Pinhais esteve presente no 9º Seminário Municipal de Educação Infantil – Âmbito Nacional, que aconteceu em Curitiba entre os dias 6 e 9 de outubro. O Município foi representado por meio do projeto dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Maria Scanhusso Vidolim, do bairro São Domingos, e o Papa João Paulo II, do bairro Cidade Jardim.

Os responsáveis pelos projetos selecionados foram convidados a apresentar a experiência ao público formado por profissionais da rede de ensino, nas esferas pública e privada de Curitiba e Região Metropolitana, que tiveram a oportunidade de conhecer boas práticas da Educação Infantil.

O CMEI Maria Scanhusso Vidolim apresentou o projeto “Caixa Mágica”, uma prática que tem como objetivo aproximar pais, filhos e CMEI através do trabalho com literatura de qualidade. As profissionais explicaram as estratégias utilizadas para explorar o momento de leitura realizado em família: “As crianças levam para casa uma caixa com o livro a ser lido, propostas que possam enriquecer a leitura, tais como adereços e fantasias, além de formas diferentes de registrar a história, como lápis de cor, massinha e tinta guache”, conta a diretora Elisangela Champoski, relatando que, no projeto, todos os materiais e orientações são enviados junto com uma ficha, para que a família que participa, relate como aconteceu este momento. “Tanto pais como funcionários tem contribuindo para o sucesso do projeto que tornou-se um instrumento valioso para a aquisição do hábito da leitura”, diz ela

Já as profissionais do CMEI Papa João Paulo II apresentaram o projeto de boas práticas relacionadas ao trabalho com a Linguagem Musical, que é trabalhado com todas as crianças da Unidade e tem trazido bons resultados para o aprendizado. “O Canto Sonoro foi apresentado pelas educadoras que destacaram o objetivo de levar as crianças a vivenciarem a magia dos sons, fazer com que elas s percebam que os objetos são capazes de produzir diferentes sons experimentando e descobrindo fontes sonoras, como bater, chacoalhar ou empurrar objetos”, explicou a diretora Cristiane Agostinho.

A secretária de Educação de São José dos Pinhais, Neide Setim, elogiou o trabalho e as apresentações dos Centros de Educação Infantil: “Incentivamos nossos CMEIs a criarem propostas na musicalização, com o assessoramento do projeto Criarte, e na Leitura, com o projeto Comunidade Leitora. Estes projetos traduzem parte do trabalho desenvolvido pela Educação Infantil. Parabenizamos e agradecemos à todos os profissionais envolvidos no seminário pela excelente representação do nosso município.”, disse a secretária Neide Setim.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais