SJP assina convênio com Sanepar para abastecimento na área rural
02-06-2022 11:58

Nesta quarta-feira, a prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer assinou convênio com a Sanepar para a implantação de sistema de abastecimento de água na localidade rural de Campestre da Faxina.



O convênio, que conta com o Governo do Estado, possibilita que a água obtida pelo poço artesiano perfurado no ano de 2014, seja distribuída a toda localidade do Campestre da Faxina, atendendo 288 famílias, totalizando 1.440 pessoas beneficiadas com água potável de ótima qualidade, solucionando assim o problema da escassez e melhorando a qualidade de vida da população.



De acordo com o art. 3º, da Lei Federal n.º 11.445/2007, abastecimento de água potável: é um dos serviços que constitui o conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais, considerados saneamento básico. O art. 8º, da mesma Lei define a competência municipal para a titularidade dos serviços públicos de saneamento básico.



De acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico, São José dos Pinhais possui 50 localidades rurais que somam, aproximadamente, 6.288 moradias. O atendimento da área rural pela Sanepar é de apenas 6,1% da população rural, cerca de 15.189 habitantes. As demais pessoas, que representam 6,3% da população total possuem abastecimento por meio de poços rasos, com pequeno controle de qualidade. Dessa forma, faz-se urgente e necessário que o Município tenha políticas públicas de ampliação do abastecimento de água em áreas rurais.



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está à frente do projeto de levar água potável às localidades rurais, tem empenhado esforços no sentido de perfurar os poços artesianos, realizar os testes de vazão e análises laboratoriais e implantação de toda a rede de abastecimento das moradias, bem como, assessoria técnica para a constituição das associações de moradores que serão criadas para o gerenciamento das redes.



Na ocasião da assinatura do convênio, a prefeita Nina Singer, acompanhada do presidente da Sanepar – Claudio Stabile, o governador do Estado – Ratinho Jr. e demais membros do governo estadual, e do secretário de Meio Ambiente – Wagner Luiz Zaclikevis, comentou da alegria por este convênio, uma vez que irá atender uma demanda antiga dos moradores da região do Campestre da Faxina.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais