SJP lançou oficialmente a campanha de vacinação contra a gripe no PR
14-04-2021 11:54

O município de São José dos Pinhais foi escolhido pelo Governo do Estado do Paraná para sediar o lançamento da campanha de vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. O evento, que aconteceu no Parque São José, na manhã desta segunda-feira (12), marca o início da imunização que vai até 19 de julho.



Estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a prefeita, Nina Singer, o vice-prefeito, Professor Assis, o presidente da Câmara de Vereadores, Abílio Alves, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Maria Goretti Lopes, a chefe da Divisão de Vigilância do Programa Estadual de Imunização, Vera Rita da Maia, o diretor da 2ª Regional de Saúde do Estado, José Dalmi Dissenha, a secretária municipal de Saúde, Janaína Teixeira, o secretário municipal de Governo, Thiago Bührer, o chefe de gabinete da prefeita, Andrei Gondro, o secretário de Urbanismo, Transporte e Trânsito, Lucas Pigatto, o secretário de Meio Ambiente, Wagner Luiz Zaclikevis e os vereadores Ailton Feneme, Denilson Grilo, Fátima de Paula, Luiz Monteiro, Paulinho Maradona, Renan Machado e Silvio Mecânico, e demais autoridades.



Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a vacinação é muito importante, especialmente nesse momento, pois auxilia no diagnóstico diferencial daqueles que têm queixas respiratórias e febre. “Quem está vacinado contra a gripe, consegue facilitar este diagnóstico ao chegar em um centro de atendimento para saber se pode ou não ser um caso de coronavírus”, afirma.



A prefeita Nina Singer, reforçou a necessidade de medidas de prevenção e fez um apelo para que a população vá se vacinar dentro das datas estipuladas para cada grupo. “Mais do que nunca precisamos estar imunes. Precisamos nos vacinar contra a Influenza, precisamos estar bem preparados fisicamente, para que possamos estar atentos a um problema mais grave: o coronavírus”, ressalta a prefeita.



A vacinação começa pelo grupo prioritário composto de crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias) e profissionais da saúde. Além da imunização nas unidades Básicas de Saúde (para crianças), também é possível receber a dose do imunizante no Parque São José, onde foi montada uma grande estrutura para vacinação em formato drive-thru (para as demais prioridades da primeira etapa).



Para se vacinar é preciso levar a carteira de vacinação, documento com foto, gestantes devem levar a carteira de gestante, puérperas a certidão de nascimento do filho e profissionais da saúde devem apresentar a carteira do conselho de classe ou identificação oficial – crachá ou declaração da função.



Lembrando que o o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e a gripe simultaneamente. Desta forma, a orientação é que as vacinas sejam aplicadas com um intervalo mínimo de 14 dias. Para quem teve Covid-19, também recomenda-se o adiamento da vacinação contra a influenza por 30 dias após o resultado positivo do teste.



 



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais