SJP realizou I Seminário de Valorização da Cultura Afro-brasileira
23-11-2015 18:59

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, e com o objetivo de mostrar a importância da contribuição dos povos africanos e sua cultura na formação do povo brasileiro, a Secretaria de Educação de São José dos Pinhais realizou na manhã de quarta-feira (18) o I Seminário Municipal de Valorização da Cultura Afro-brasileira.

O evento contou com a participação de professores, diretores, diretores auxiliares e pedagogos de todas as escolas municipais de ensino fundamental que se inscreveram para o evento, além do vice-prefeito Toninho da Farmácia.

O primeiro Seminário contou com exposição montada no hall de entrada da Câmara Municipal, com trabalhos desenvolvidos durante o ano, por alunos de diversas escolas, exposição e apresentação musical e duas palestras alusivas ao tema.

O professor Jair Santana, que também foi estudante em São José dos Pinhais, falou sobre a Educação para as relações Étnico Raciais e os Direitos Humanos. Graduado em Arte e Educação pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba, Doutor pela Universidade Federal do Paraná, contou aos presentes sobre sua experiência de vida e como a escola tem o importante papel de contribuir para a construção de uma sociedade de respeito.

A segunda palestra foi proferida pela professora Maria Angélica Marochi, que dividiu com os participantes do Seminário o seu conhecimento sobre as Manifestações da cultura Afro-Brasileira no município de São José dos Pinhais. Maria Angélica é pesquisadora Graduada em História e Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, com cursos de especialização, extensão universitária e pós-graduação.

“As escolas vão além da apresentação de conteúdos. Nas aulas de história, ao ensinar a Cultura Afro-brasileira, os professores promovem a reflexão, o entendimento e a valorização de todas as raças que compõe este imenso mosaico que é o povo brasileiro. Esse seminário faz parte dos trabalhos de formação continuada para que nossos profissionais estejam cada vez mais preparados e atualizados” disse a secretária de Educação, Neide Setim.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais