Unidade de Conservação da Natureza pode ser implantada em São José
05-05-2022 11:55

Às margens do Rio Miringuava, em São José dos Pinhais, um trecho territorial entre os bairros São Marcos e Jardim Del Rey, poderá integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, após estudos, avaliações e análises que desde o início deste ano são realizadas na região pela Fundação de Pesquisas Florestais (FUPEF) da Universidade Federal do Paraná – UFPR.



Contratado pela Prefeitura, o estudo da Fundação serve de base de criação para esta Unidade de Conservação (chamada) Jardim Del Rey. Em campo, técnicos da FUPEF fazem vistorias que serão confrontadas com análises de mapas e imagens de satélites digitais da área em estudo.



Através de diagnósticos ambientais e socioambientais, além de estudos fundiários, o reconhecimento prévio da configuração ambiental, do estado de conservação e definição de pontos de amostragens, também é realizado pelos técnicos da Fundação.



Necessários à regularização ambiental, à conservação dos recursos hídricos e dos biomas, o estudo atende também a Lei Federal nº 9.985/2000, que instituiu o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).



De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), esse estudo deve ser concluído nos próximos meses quando será realizada uma Consulta Pública para apresentação dos resultados e indicação da categoria mais apropriada da unidade de conservação.



 



Por Alexandre Torres Jr. com informações da Semma 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais