Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 vai até 30/09
12-09-2022 11:31

A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais reforça a população que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 vai até o dia 30 de setembro, prorrogação determinada pelo Ministério da Saúde devido aos baixos índices de cobertura vacinal das crianças e jovens em todo o país.



Segundo dados do próprio Ministério, a grande maioria dos municípios brasileiros está longe do índice proposto de 95% de vacinação contra a poliomielite, por exemplo. Em São José dos Pinhais essa imunização chega a pouco mais de 21% do público alvo que são crianças na faixa etária de 01 a menores de 05 anos de idade, além de outro objetivo que é reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos.



Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que completa 120 anos em 2022, a poliomielite, comumente chamada de pólio, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus selvagem (PVS). Em 1 a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços.



O Brasil não detecta casos desde 1989, o que segundo consenso geral dos especialistas na área de Saúde, não é motivo para relaxar a imunização contínua. Em 1994 nosso país recebeu da OPAS a Certificação de Área Livre de Circulação do PVS, mesmo assim o Ministério da Saúde reforça que a multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e vacinar de forma indiscriminada, crianças de 01 a menores de 05 anos de idade que estejam com o esquema primário com a vacina VIP (intramuscular), com a vacina VOP (gotinhas).



O Ministério da Saúde ressalta ainda que a adoção dessa estratégia de multivacinação se justifica diante do cenário de baixas coberturas vacinais e a reintrodução do sarampo, por exemplo, além do risco da reintrodução da poliomielite e aumento de casos de doenças até então controladas. O declínio da cobertura vacinal começou em 2016 no Paraná.



A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais conta com o entendimento e conscientização de todos os pais e responsáveis de menores de idade, quanto à importância da vacinação contra a poliomielite e demais vacinas do Calendário Vacinal, a fim de proteger a vida das crianças e jovens, e solicita que os mesmos compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para efetuar a imunização contra a poliomielite e demais vacinas do esquema vacinal.



O Ministério da Saúde informa as vacinas disponíveis em todo país até o dia 30 de setembro para completar a cobertura vacinal segundo o Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).



Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais