Vacinas gratuítas contra a raiva para animais de grande porte
26-01-2021 20:37

São José dos Pinhais disponibiliza gratuitamente vacinas contra a raiva para animais de grande porte



Com o objetivo de garantir a sanidade dos animais de criação (bovídeos, eqüídeos, ovinos, caprinos e suínos), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais disponibiliza gratuitamente, durante todo o ano, vacinas contra a raiva. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde competentes, os rebanhos devem ser vacinados, a partir dos três meses de idade, ao menos uma vez por ano.



A raiva é uma doença letal, que ataca o sistema nervoso de animais mamíferos, transmitida pela saliva de morcegos hematófagos – que se alimentam de sangue. Entre os principais sintomas estão isolamento do rebanho, falta de apetite, andar cambaleante, dificuldade de defecar ou urinar, mugido constante e salivação até a morte – que acontece, em média, em até 10 dias.



Vacinar os animais é a forma mais simples e eficaz para evitar a propagação da doença. A imunização não inclui pets e para garantir as doses antirrábicas, os agricultores devem apenas levar um recipiente com gelo para o transporte correto do antídoto.



Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Endereço: Rua Veríssimo Marques, 1801 – Centro

Telefone: (41) 3381-5824



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais