vencimento do IPTU em São José é no dia 12 de março
07-03-2024 13:39

Com o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) se aproximando, a Secretaria de Finanças (Semfi) de São José dos Pinhais, alerta os contribuintes sobre a importância de ficarem atentos às datas e às modalidades de pagamento para evitar eventuais transtornos. Conforme estabelecido pelo decreto 5.763/2023, a quitação, tanto da primeira parcela quanto do valor total à vista, deve ser feitas até 12 de março.

A administração municipal lembra que os contribuintes que optarem por pagar o imposto à vista têm direito a um desconto de 10%. Os boletos do IPTU contêm informações detalhadas, incluindo dados cadastrais dos imóveis, valores venais atribuídos, alíquota de cálculo e as opções de pagamento por meio de código de barras ou Pix (QR Code).

Para efetuar o pagamento via Pix, é necessário emitir uma guia com o código específico no site do IPTU 2024. Em caso de atraso no pagamento de uma parcela, os contribuintes podem emitir a segunda via atualizada pelo Portal da Prefeitura, pessoalmente no Paço Municipal ou nas regionais de atendimento. Porém, é importante lembrar que serão aplicados juros e multas para pagamentos em atraso, sendo 0,33% ao dia até o limite de 10% acrescidos de juros de 1% ao mês, a partir do mês seguinte ao vencimento.

A Prefeitura esclarece que, apesar de uma pequena falha de impressão no campo do valor venal em alguns boletos, isso não impede o pagamento do imposto. Em caso de dúvida, os contribuintes podem emitir a segunda via atualizada no portal oficial do município. Para esclarecer dúvidas sobre o IPTU no município, os contribuintes podem entrar em contato com a Semfi pelos telefones (41) 3381-6891 / 6905 / 6908.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais