Xadrez de São José sobe ao pódio nos Jogos da Juventude
30-09-2019 19:44

O Xadrez de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) faturou dois troféus nos Jogos da Juventude do Paraná – Divisão A, realizados na cidade de Londrina, entre os dias 20 a 29 de setembro. Tanto as equipe feminina quanto a masculina subiram ao pódio e terminaram na terceira colocação geral do evento.



Segundo o coordenador de xadrez do município, Paulo Virgilio Rios Rodriguez a modalidade do Xadrez Feminino está em uma grande fase, uma vez que este foi o quarto ano consecutivo de bons resultados para o xadrez feminino nos Jogos da Juventude. Tudo começou com o título da Divisão B em 2016, e depois três pódios consecutivos na Divisão A: bronze em 2017 e 2019, além do título inédito em 2018.



A equipe de bronze de 2019 foi composta pelas atletas Ágatha Franck Moreira, Ana Lia Grebogi, Clara Machado Juliatto, Érika Salvadego de Oliveira, Emily Costa Amaral e Maria Eduarda Grigoli.



A equipe masculina de xadrez de São José dos Pinhais tem tradição nos Jogos da Juventude do Paraná. O bronze de 2019 foi à sétima vez em que o município marcou presença no pódio, com destaque para o título de 2014. Em 2018, os meninos conquistaram o título da Divisão B e voltaram para a elite no certame estadual.



A equipe de bronze de 2019 foi composta pelos atletas Kayo Campos Xavier, Lucas Landoski, Marcos Henrique Silva, Matheus Salvadego de Oliveira, Richard Santana e Wythor Rogério de Oliveira.



Análise



“O torneio de xadrez é muito mais duro do que o senso comum pode insinuar. Durante seis dias, nossos enxadristas jogaram das 8h30 ás 18h30, com uma pausa de duas horas para o almoço. Por melhores que sejam as condições, o desgaste físico e emocional é inevitável e intenso.



Não é fácil manter um alto nível de competitividade nessas circunstâncias e a experiência faz diferença. Nossos meninos subiram ano passado e tiveram sua primeira experiência na Divisão A. Da mesma forma que nosso time feminino também vive um período de renovação. Por tudo isso, por mais que sempre se busque a primeira colocação, é preciso valorizar quem esta no pódio”, afirmou o técnico das equipes de xadrez de São José dos Pinhais, Mestre FIDE William Ferreira da Cruz.



Bolsa Atleta



Dos doze integrantes das equipes de xadrez de São José dos Pinhais, dez (10) foram contemplados pelo programa Bolsa Atleta, criado em 2019 que busca fortalecer o esporte de alto rendimento no município.



“Sem dúvidas, a Bolsa Atleta, assim como também o Passe Atleta, fazem a diferença na evolução do trabalho e no rendimento dos nossos enxadristas”, avaliou o coordenador de xadrez de São José dos Pinhais, Paulo Virgilio Rios Rodriguez.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais