12ª Edição do Hana Matsuri trouxe cultura oriental para SJP
11-04-2016 20:36

No último final de semana, nos dias 9 e 10, o Parque São José recebeu o 12º Festival das Flores e Natal Budista do Paraná, o Hana Matsuri, que reuniu milhares de pessoas junto à cultura japonesa. Organizado pela Associação Tomodachi – Centro de Cultural Japonês e a Comunidade Budista do Paraná, com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, o Hana Matsuri comemora o nascimento do Buda histórico, Sidarta Gautama.

O evento também é uma forma de fortalecer a integração das tradições culturais japonesas para com os visitantes que admiram as cultura oriental, conforme explicou o consulado geral do Japão no Brasil, Toshio Ikeda, que agradeceu a acolhida por mais este ano de parceria com o Município.

Durante as comemorações os visitantes puderam participar da cerimônia do Kanbutsue, ou seja, banhar a imagem do pequeno Buda com chá doce, que segundo a cresça budista, aqueles que fazem essa ação e mentalizam coisas boas, terão seus desejos realizados, como explicou o monge Eduardo Sassaki do Templo Budista.

A estrutura do Hana Matsuri contou com praça de alimentação de comidas típicas japonesas, além de barracas com itens da cultura anime e mangás, bem como de vestuários e muito mais. O Paraná tem a segunda maior comunidade japonesa do país, conforme dados do Cosulado.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais