Mundo livre da Pólio é prioridade do Rotary
20-02-2010 13:16

A vitória contra a poliomielite nunca esteve tão próxima. Há décadas, a batalha tem sido travada com pequenas gotas da vacina, alta tecnologia e um exército de voluntários.

O Rotary tem colaborado com governos nacionais e entidades públicas e privadas para erradicar a poliomielite desde 1985, quando a organização lançou o programa Pólio Plus. Em 1988, o Rotary passou a liderar a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Unicef e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças.

Desde então, rotarianos em todo o mundo têm prestado serviços voluntários e encaminhado recursos em prol da imunização de mais de dois bilhões de crianças em 122 países.

Bill Gates (criador da Microsoft), depois de conhecer pessoalmente o trabalho do Rotary na erradicação da poliomielite na Índia, realizou uma doação de U$ 255 milhões, que somado ao reforço de doação anterior e mais U$ 200 milhões assumidos pelo Rotary, resultará em U$ 550 milhões para o combate da Pólio até 2012.

Durante os Dias Nacionais de Imunização (DNIs), rotarianos ajudam a organizar os postos de vacinação, transportar a vacina e os agentes da saúde, recrutar voluntários e imunizar as crianças. Essa mobilização envolve estratégias para informar as populações afetadas por conflitos civis, isolamento geográfico e pobreza. Voluntários rotarianos providenciam pôsteres, anúncios de utilidade pública para rádio e televisão, outdoors e mensagens promocionais divulgadas em jornais e veículos de transporte.

Atualmente a pólio prevalece em apenas alguns países e o alcance da meta de erradicação é iminente. A incidência mundial da doença foi reduzida em 99%, sendo que cinco milhões de casos de paralisia foram prevenidos e 250.000 mortes evitadas. O Rotary foi o responsável pela distribuição de mais de 2 bilhões de doses da vacina em todo o mundo.

Os Rotary Clubs de São José dos Pinhais, unidos aos esforços mundiais de erradicação da Pólio, realizarão uma campanha de conscientização no município, no próximo dia 23/02 (terça-feira), com a distribuição de material informativo sobre a campanha. A data coincide com o aniversário de 105 anos do Rotary. Um mundo livre da pólio será uma dádiva do Rotary às crianças de todo o mundo. Leia sobre como ajudar em www.rotary.org


Publicado: Rotary - São José