Metalúrgico que conheceu Lula antes diz que “falar é fácil”
18-06-2004 20:22

São Paulo – Contar a história do Brasil por meio da história de pessoas comuns. Essa é a idéia que levou o metalúrgico Geraldo de Souza a encontrar o agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva algumas vezes em sua vida. Parte de um projeto do chileno Daniel Rubio, Geraldo encontrou o ainda sindicalista Lula pela primeira vez em 1998, logo após ter sido demitido em uma onda de cortes da empresa Ford.

Rubio fez dois vídeos sobre o Brasil, utilizando “perguntas de pessoas comuns para contar momentos históricos” do país, como ele explica. O primeiro documentário chamava-se “Por que Geraldo perdeu seu emprego?”. Assim, a dúvida de Geraldo foi levada até pessoas como o economista prêmio Nobel Joseph Stiglitz, que explicou a ele como a crise na Rússia fez com que ele fosse prejudicado, assim como para o candidato à presidência de 1998, Lula.

“Na época, fomos no Comitê da Cidadania, onde ele ficava. Lembro que perguntei a ele sobre globalização, então ele disse que o que tinha globalizado era só o capital. Então perguntei sobre exportação, como fazer para gerar emprego...”, conta Geraldo.

Tempo
Geraldo encontrou-se novamente com Lula na 11ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, a Unctad. Rapidamente trocaram algumas palavras, “mas quase nem deu para falar”, disse ele.

Crítico, mas ainda com esperança, Geraldo disse que “o discurso é fácil, na prática é bem mais complicado. Nós vemos alguma mudança, mas ainda existem muitos problemas. Acredito nele, mas é preciso dar mais um tempo para ver se esse caminho é o certo. Ele continua sendo o mesmo, embora sofra muita pressão. Mas acho que ainda tem os mesmos pensamentos e os mesmos ideais”, finalizou Geraldo.

Rubio também produziu um segundo documentário sobre o Brasil utilizando perguntas de Geraldo: “Onde está indo todo o lucro?”. O filme, que não foi passado nem mesmo no sindicato de Geraldo, não tem previsão de estréia. Alguma informação pode ser encontrada no site de Daniel Rubio, MadMundo.tv

André Deak
Repórter da Agência Brasil


18/06/2004

------


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado