Cidadania

Ipardes vai lançar Base de Dados do Paraná na web e Biblioteca On-Line
09-04-2006 13:16

Mais de seis milhões de informações sobre o Paraná, classificadas por grandes temas e assuntos, poderão ser acessadas via internet a partir de segunda-feira (10), quando o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) estará lançando seu mais novo produto, a BDEweb – Base de Dados do Estado.

Trata-se de um sistema de acesso à Base de Dados do Estado, que reúne estatísticas do Paraná e de seus 399 municípios. Até o momento, pelo fato de a BDE ser disponibilizada por conexão a um servidor da rede do estado, quem podia ter acesso aos dados da BDE eram somente usuários credenciados. Agora, com o sistema disponível na Web, o acesso às informações pode ser feito por qualquer cidadão.

Na mesma data, o Ipardes também vai lançar a Biblioteca On-Line, onde será possível encontrar mais de 23 mil registros de livros e artigos do seu acervo e acessar trabalhos publicados pelo Ipardes a partir de 1999. Já existe um projeto de também disponibilizar, aos poucos, as publicações do Ipardes do período entre 1973 (ano de fundação) e 1999.

De acordo com o diretor-presidente do Ipardes, José Moraes Neto, além de disponibilizar dados e informações, o objetivo maior dessas duas iniciativas é dar acesso aos produtos da instituição a toda a sociedade paranaense e brasileira. Moraes Neto destaca, ainda, que ambos foram desenvolvidos em software livre com ajustes feitos por técnicos do Ipardes, sendo que a BDEweb é fruto de uma parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do governo de São Paulo.

BDEweb - Com o novo sistema, estarão disponíveis dados estatísticos sobre agropecuária, caracterização do território, comunicações, demografia, educação, energia, estatísticas vitais, habitação, indicadores econômicos e financeiros, indicadores sociais, instituições financeiras, movimento eleitoral, produção mineral, produto e renda, saneamento, saúde, serviços, trabalho e turismo. Eles são armazenados e atualizados pelo Ipardes, que coordena e desenvolve as atividades do Sistema Estadual de Informação Estatística.

A BDEweb vai permitir a consulta a esses dados de forma padronizada e adequada aos diversos usos para a realização de pesquisas e consultas on-line. Os dados podem ser organizados pelo próprio usuário no formato tabelas e mapas.

Todo usuário da internet terá acesso livre à BDEweb, que será de grande utilidade para gestores públicos, pesquisadores, investidores, educadores e estudantes interessados em conhecer com profundidade a realidade do Paraná e de seus municípios. Servirá, também, como fonte de consultas para secretarias estaduais e municipais, prefeituras, universidades e outras instituições dos setores público e privado.

A BDEweb estará disponível para consultas a partir da próxima segunda-feira (10) e para utilizá-la basta acessar o site do Ipardes www.ipardes.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3351-6467 e 3351-6468, ou pelo endereço eletrônico atendimentobde@ipardes.pr.gov.br

Serviço:
Lançamento da BDEweb e da Biblioteca On Line do Ipardes
Data: 10/04 (segunda-feira)
Horário: 16 horas
Local: Auditório do Ipardes
Rua Máximo João Kopp, 274 – Bloco 2 – Santa Cândida
Fone: (41) 3351-6335

Foto:SECS
AEN


http://www.ipardes.gov.br
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado