Cidadania

Ministério da Agricultura confirma seis focos de febre aftosa no Paraná
21-02-2006 12:03

Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou a existência de seis focos de febre aftosa em fazendas nos municípios de Bela Vista do Paraíso, Grandes Rios, Maringá e Loanda, no estado do Paraná. Em nota, o governo disse que comunicou os casos à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), conforme determina a legislação internacional.

Os locais, segundo o ministério, são propriedade rurais que já estavam interditadas pelo serviço veterinário estadual, desde o final do ano passado quando foi identificada a primeira suspeita da doença na fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira. Os seis focos têm um rebanho estimado em 4.500 animais. O ministério já autorizou o sacrifício do gado.

Cinqüenta e seis países ainda mantêm embargo à carne de boi brasileira, devido à descoberta de focos de febre aftosa em rebanhos bovinos do Mato Grosso do Sul e do Paraná no final do ano passado. A informação foi divulgada pelo Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Desse total, oito países proíbem a importação de carne de todos os estados brasileiros: África do Sul, Chile, China, Cuba, Indonésia, Namíbia, Tailândia e Venezuela. A maioria, no entanto, mantém o embargo apenas aos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná (onde foram descobertos focos), além de São Paulo.

Aloisio Milani e Vitor Abdala
Repórteres da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado