Cidadania

Motoristas habilitados antes de 1998 deverão realizar curso de atualização
26-01-2006 17:50

A partir do dia 6 de fevereiro, os motoristas do Paraná habilitados antes de 1998 deverão fazer cursos de atualização para a renovação da carteira. Para agilizar o atendimento à população, o Detran começou a instalar um novo sistema desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em todas as Ciretrans.

O piloto do novo sistema foi instalado na Ciretran de Campo Largo e ficará em teste até o final de fevereiro. A previsão é de que até junho o sistema será instalado nas 98 outras Ciretrans do Estado. Os testes iniciais indicam que a nova aplicação está funcionando plenamente.

Os motoristas da cidade cujas carteiras de habilitação vencem do dia 6 de fevereiro em diante deverão ter freqüentado o curso de 15 horas/aulas num centro de formação de condutores ou dar entrada no processo de renovação do documento na Ciretran para poder agendar a prova.

O curso de atualização para renovação da carteira dos motoristas habilitados antes de 1998 é uma exigência das resoluções 168/169 do Contran. Os motoristas paranaenses que ainda não têm os conteúdos de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, exigidos pelas resoluções, terão duas opções.

A primeira é estudar o conteúdo no site do Detran/PR (www.pr.gov.br/detran) no link “Curso de Atualização” e fazer a prova de 30 questões gratuitamente na Ciretran mais próxima. A outra opção é freqüentar 15 horas/aula num centro de formação de condutor.

Quem freqüentar o curso presencial é dispensado da prova. O condutor que optar pela prova terá duas chances de ser aprovado. Quem não atingir os 70% necessários para aprovação nas duas tentativas terá que se submeter às aulas presenciais em um centro de formação de condutores.

Os motoristas habilitados antes de 1998 que renovarem suas carteiras sem fazer a prova ou passar pelo curso terão que fazê-lo no próximo vencimento do documento. Os motoristas habilitados antes de 1998, mas que passaram pelo curso de reciclagem para condutores infratores do Detran/PR, estão automaticamente dispensados.

No Paraná, 2,1 milhões de condutores terão que passar pelo curso. A renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado