Cidadania

Multa moral está disponível na net e visa educar motoristas
16-06-2016 18:42

Além dos pontos na carteira e multas, infrações de trânsito também são passíveis de multa moral. A campanha criada pela Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência de Curitiba já existia, mas a partir de agora permite que cada um seja um “fiscal”.

O bloco de “multas morais” agora está disponível para download na internet e pode ser usado sempre que o cidadão se deparar com irregularidades, como estacionar em vagas exclusivas para idosos ou pessoas com deficiência sem a credencial ou poluição sonora.

A multa é como aquela deixada pelos agentes da setran quando notificam veículos sem o Estar, por exemplo. Mas no caso da multa moral, o papel traz a frase Não cobramos dinheiro, cobramos mais respeito.

O superintendente da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, José Alcides Marton, reforça que a campanha pretende conscientizar a população por meio da educação e não da punição.

Antes, apenas os parceiros da campanha podiam distribuir os blocos da multa moral. Com o conteúdo disponível na internet, a ação deve mobilizar ainda mais pessoas.

Um dos espaços que já aderiu à multa moral foi a Universidade Federal do Paraná. Nesta semana, a instituição começou a espalhar pelos campi da instituição os blocos.

O reitor, Zaki Akel Sobrinho, explica que mais de 40 mil alunos circulam todos os dias pelos campi da universidade. Com tanto movimento, é preciso usar os estacionamentos de forma consciente.

A universidade aderiu à campanha e criou uma multa moral direcionada apenas para os campi, com uma linguagem e orientações específicas. No site onde os blocos estão disponíveis para download a ação alerta: “Que vergonha levar uma bronca dentro da sua universidade, e ainda na frente de todo mundo, hein? Mas quem sabe esse constrangimento não nos leve a novas posturas, com mais respeito e consciência?”

A distribuição dos novos materiais educativos também vai ser feita em shopping centers e supermercados de Curitiba. A campanha Multa Moral foi criada a partir da Lei Municipal 14.600/2015, sancionada no ano passado e proposta pela vereadora Professora Josete (PT).

Desde novembro, a punição para quem estaciona irregularmente nas vagas exclusivas para idosos ou pessoas para com deficiência está mais rigorosa. A infração passou a ser considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47, remoção do veículo e sete pontos na carteira de habilitação.

Fonte: Ana Krüger/CBN Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado